Geral

Religião – Cônego Luis Talassi

Na próxima segunda-feira, dia 18, completa 90 anos de vida o nosso pároco emérito, Cônego Luís Talassi, filho do casal Oscar Talassi e de dona Elvira Tomazini Talassi, nascido em Rafard, mas registrado em Capivari. Desde pequeno foi coroinha na Paróquia N. Sra. de Lourdes e com 10 anos ingressou no Seminário Menor de Campinas. Depois foi para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Escolhido por Dom Paulo de Tarso Campos, bispo de Campinas, foi enviado para terminar os estudos teológicos em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Foi ordenado padre em Roma, aos 5 de abril de 1947, por Dom Luigi Traglia, vice-gerente da Diocese. Continuou os estudos, doutorando-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, no ano de 1949, onde apresentou a dissertação sobre “A doutrina do Padre Feijó e suas relações com a Sede Apostólica”. No período em que morou em Roma, ficou, por três anos e meio, no Colégio Pio Brasileiro e depois, para facilitar o acesso ao local de estudos, por um ano e meio, no Colégio Romano.
De volta ao Brasil, foi nomeado por Dom Ernesto de Paula, primeiro Bispo de Piracicaba, Coadjutor do Padre Alécio Adani, Pároco de Capivari, onde permaneceu por nove meses. Depois foi nomeado Vigário Auxiliar do Monsenhor Manoel Rosa, Cura da Catedral de Piracicaba, onde ficou por um ano e meio. Em seguida foi nomeado Pároco de Charqueada, onde realizou um grande trabalho por mais de 32 anos, construindo inclusive o Hospital da cidade. Na Cúria Diocesana de Piracicaba foi por muitos anos o Juiz Auditor, acompanhando os processos, principalmente os de anulação de casamento.
Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, segundo Bispo de Piracicaba, concedeu-lhe o título eclesiástico de Cônego. Dom Eduardo Koaik, terceiro Bispo de Piracicaba, o nomeou Pároco de Rafard, onde tomou posse em 17 de novembro de 1985 e permaneceu até 31 de janeiro de 1998, quando passou a ser Pároco Emérito, continuando a residir em nossa cidade, juntamente com sua irmã Oscarlina, onde atende confissões, é diretor espiritual de várias pessoas e é consultado por eclesiásticos diante de situações que precisam de esclarecimentos na área do direito canônico.
Nossa Paróquia tinha organizada uma homenagem ao Cônego Luís, com missa solene, por ele presidida, e depois um almoço por adesão com a participação de amigos e paroquianos. Devido a problemas de saúde ele me pediu que a mesma fosse cancelada. Diante disso, em todas as missas deste final de semana, rezaremos especialmente por ele, agradecendo a Deus sua vida e seu ministério sacerdotal, e no dia 18, em comemoração na Casa Paroquial, ofereceremos a ele um almoço de confraternização, com a participação de alguns padres da nossa Diocese.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?