Geral

Religião – Mês da Bíblia

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

No mês de setembro celebramos o mês da Bíblia. Isto é devido comemorarmos no dia 30 de setembro São Jerônimo, aquele que foio secretário do Papa Dâmaso, em Roma, e depois foi para a Terra Santa, especificamente a Belém, onde traduziu a Bíblia das línguas originais, hebraico, aramaico e grego, para a língua comum na época, o latim. Foram muitos anos de trabalhos para popularizar a palavra do nosso Deus. A palavra Bíblia significa biblioteca ou coleção de livros. É o livro mais traduzido e mais vendido no mundo inteiro.
A Bíblia católica tem 73 livros, sendo 46 no Antigo Testamento, ou seja os acontecimentos antes de Jesus, e 27 no Novo Testamento, ou seja a partir de Jesus, que é o centro da Bíblia. O primeiro livro da Bíblia é o Gênesis que fala sobre a criação do mundo e do ser humano. O último livro da Bíblia é o Apocalipse, também chamado o livro da Revelação. O último livro do Antigo Testamento é Malaquias. O primeiro livro do Novo Testamento é o Evangelho de Mateus. A Bíblia foi escrita por muitas pessoas e durante um prazo aproximado de mil anos. Deus é o autor da Bíblia pois cada palavra foi inspirada por ele e não foi escrita coisa alguma sem estar nos desígnios divinos.
Você sabe que uma Bíblia é católica por dois fatores. Um é que tem sempre escrito nas primeiras páginas a aprovação eclesiástica. No passado tinha escrito as palavras latinas: Nihil obstat, ou seja nada impede, e Imprimatur, que significa seja impresso. Atualmente vem sempre as palavras Com aprovação eclesiástica e a assinatura de um bispo, geralmente o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Outro fator é que a Bíblia católica tem sete livros a mais que a Bíblia evangélica. São os livros de Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite e primeiro e segundo dos Macabeus.
O mês de setembro deve ajudar-nos a incentivar cada vez mais a leitura e a reflexão da Bíblia Sagrada. Não basta ter a Bíblia como enfeite em casa. Ela precisa ser sempre lida. É Deus quem nos fala e nos inspira no nosso dia-a-dia. Para motivar nossos Catequizandos e Jovens, estamos organizando uma Gincana Bíblica com perguntas, cantos, apresentação teatral, eslogãos e cartazes sobre a Bíblia Sagrada. A missa é sempre baseada nas leituras bíblicas e na atualização. Amemos a Bíblia Sagrada e reflitamos seu conteúdo, da Santa Ceia e do Sacrifício do Calvário, mas não fiquemos apenas nos textos proclamados na missa. Amemos a Bíblia Sagrada e reflitamos seu conteúdo. Ela é luz na nossa vida.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?