Geral

Religião – Mês de Maio, mês de Maria

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

O mês de maio é sempre considerado pela tradição popular católica, como o mês consagrado a Nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa mãe. Neste mês acontecem com mais frequência, a recitação do terço de Nossa Senhora, os cantos marianos, missas motivadas com temas sobre Nossa Senhora, coroação da imagem de Nossa Senhora, gincanas envolvendo as crianças e os jovens da Catequese, leituras de textos bíblicos sobre Nossa Senhora e demais dicas que proporcionam um maior conhecimento sobre a vida de Maria Santíssima.
Nossa Senhora foi filha de Ana e de Joaquim e esposa de José, o descendente do rei Davi e que foi o pai adotivo de Jesus. Ela nasceu em Nazaré, onde passou a maior parte de sua vida, mas esteve em Belém, onde deu à luz Jesus, e morou alguns anos no Egito, quando da fuga de Herodes que queria matar Jesus menino. Era prima de Isabel a quem foi ajudar no final da gravidez de João Batista. É ela também, que em Caná da Galiléia fala para Jesus que estava faltando vinho na festa de casamento, da qual ambos participavam. Participou com José e Jesus da festa da Páscoa em Jerusalém.
Ela esteve firme aos pés da Cruz acompanhando o sofrimento e a morte do seu próprio Filho, que no-la deu também como nossa mãe, entregando-a aos cuidados do apóstolo e evangelista São João. Ela ainda recebe em seus braços seu filho morto pelos nossos pecados. Esteve com os Apóstolos no Cenáculo quando, por várias vezes, o Cristo Ressuscitado apareceu. Ao encerrar sua vida terrena, em Jerusalém ou em Éfeso, pois ninguém sabe com exatidão se ela morreu ou não e em qual lugar, foi levada aos céus em corpo e alma, como ensina o dogma da Assunção.
Nossa Senhora, ensinam-nos os grandes santos, é o caminho mais seguro de chegarmos até Jesus. Ela sempre aponta para Jesus, que deve ser amado, adorado e seguido. Manifestemos, pelo menos no mês de maio, nosso amor a Nossa Senhora, rezando o terço e participando ativamente das celebrações eucarísticas. Inculquemos em nossas crianças o amor a Nossa Senhora. Ser devoto de Maria Santíssima é garantia de que vamos encontrar a salvação desejada por Jesus. Que Nossa Senhora, venerada aqui em Rafard como título de Lourdes, interceda junto a Deus por todos nós.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?