Geral

Religião – Nossa Senhora da Saúde

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

A origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde tem inícios na Idade Média, quando a peste negra matou muitas pessoas em Portugal. No verão de 1569 o contágio da peste atingiu seu ponto máximo e, malgrado os esforços do rei Dom Sebastião que conseguiu a ajuda de médicos espanhóis, foi muito difícil debelar a epidemia. Sem ver outra saída, o povo recorreu, na cidade de Sacavem, a intercessão de Nossa Senhora e faziam orações e procissões penitenciais.
Eram tantas as pessoas que morriam que não tinha mais lugar de sepultura junto à Igreja de Nossa Senhora da Vitória e então decidiu-se sepultar nas proximidades da igreja. Ao abrirem a primeira cova, encontraram uma imagem de Nossa Senhora. Mais que depressa o povo organizou uma procissão em honra da imagem encontrada. Tão logo a procissão acabou, ninguém mais morreu por causa da peste. O povo então deu a imagem encontrada o nome de Nossa Senhora da Saúde.
A festa de Nossa Senhora da Saúde é comemorada no dia 20 de abril ou no dia 15 de agosto, dependendo do local. De Portugal a devoção se espalhou por muitos lugares, inclusive no Brasil. Na cidade de São Paulo há uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Saúde, na Vila Mariana. Na Diocese de Piracicaba tem uma igreja de Nossa Senhora da Saúde em Rio Claro. Igrejas de Nossa Senhora da Saúde são encontradas notadamente na Bahia, no Rio de Janeiro, em Minas e no Estado de São Paulo.
Nossa Senhora é a mãe que sempre assiste seus filhos e filhas. Ela nos acompanha nas doenças, nos sofrimentos e em todas as dores, sejam corporais ou espirituais. Como Jesus passou na terra fazendo o bem e curando os enfermos, Maria Santíssima continua cuidando de nós, da mesma maneira como cuidou do próprio Jesus. Deus não quer a doença, o sofrimento e a dor de quem quer que seja. Ele permite que a doença aconteça e com ela participamos dos sofrimentos de Jesus.
Nas vezes que dou o sacramento da Unção dos Enfermos rezo pedindo a saúde, a força e a coragem que vem de Deus para os doentes. Ao final, quando a pessoa tem condições, peço para que o enfermo, a enferma reze por mim e pela nossa paróquia e prometo rezar por ele ou por ela. Sempre digo aos doentes que eles estão mais próximos de Deus e a oração feita na dor atinge mais rapidamente o coração misericordioso de Deus. Que Nossa Senhora da Saúde cuide da nossa saúde!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?