Geral

Religião – Nossa Senhora de Guadalupe

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Nossa Senhora de Guadalupe é a madroeira do México, da América Latina e de todas as Américas. Sua festa é celebrada em 12 de dezembro. A origem da devoção à Nossa Senhora de Guadalupe se deve à aparição de Nossa Senhora, em 9 de dezembro de 1531, na colina de Tepeyac, na cidade do México, ao índio Juan Diego. Nossa Senhora pede ao índio que vá falar com o bispo, dom Juan de Zumárraga, para construir um templo consagrado à Nossa Senhora de Guadalupe.
O índio foi ao palácio do Bispo, mas por duas vezes o bispo não lhe deu ouvidos e o mandou embora. O Bispo queria provas de que era mesmo Nossa Senhora quem apareceu a Juan Diego. Triste e desanimado o, índio vai ao alto da colina e relata o que lhe disse o bispo. Nossa Senhora pede que ele volte no dia seguinte e que ele levaria um sinal ao bispo.
No dia combinado, Nossa Senhora pede ao índio para colher diferentes flores no topo da colina e depois coloca as flores dentro do manto do índio dizendo: “Estas rosas representam a prova que o bispo deseja. Somente diante dele abra o teu manto e mostre o que está levando”. Era o dia 12 de dezembro e Juan Diego vai até o bispo e relata o que Nossa Senhora lhe tinha ordenado.
Quando o índio abre o manto, caem rosas diante do bispo e se vê a imagem da Virgem Maria estampada em seu manto. O bispo e todos os que estavam com ele caem ajoelhados. Era inverno e não podiam ter rosas, e rosas tão bonitas. A primeira igreja foi construída pelos próprios índios e abrigou o manto até 1557, quando se construiu um novo templo. Em 1622 foi construída uma igreja maior.
A aparição de Nossa Senhora de Guadalupe é a mais científica das aparições de Nossa Senhora. Começando com o próprio manto do índio, chamado de tilma e que é feito de tecido grosseiro que não duraria muitos anos. E ela está exposta há mais de 480 anos. Outro aspecto que intriga os cientistas é o método usado para se imprimir a imagem. No século XVIII pessoas piedosas fizeram uma cópia autêntica da imagem, mas apesar dos cuidados o novo manto se desfez em quinze anos.
Em 1936 um cientista judeu, que dois anos após recebeu o Prêmio Nobel de Química, Dr. Richard Kuhn, analisou a tilma e constatou que a tinta usada nela não tem origem vegetal, nem mineral, nem animal e nem de algum dos 11 elementos conhecidos pela ciência. Em 7 de maio de1979, uma equipe de cientistas da NASA, a agência espacial americana, coordenado pelo professor Phillip Serna Callahan, biofísico da Universidade da Flórida, analisou detalhadamente o quadro, pois os cientistas queriam saber se o mesmo era fotografia, mas resultou que não há impressão no tecido. Fizeram mais de 40 fotos infravermelhas para ver como é a pintura, mas constataram que a imagem não está colada ao manto, mas se encontra a três décimos de milímetros distante da tilma.
Outro aspecto que intriga os cientistas são os olhos de Nossa Senhora no quadro. É claro que os olhos são pequenos e as pupilas deles menores ainda, mas nelas aparecem refletidas treze figuras, entre as quais Juan Diego e o bispo Juan de Zumárraga. Um anarquista espanhol, em 14 de novembro de 1921, colocou uma potente bomba ao lado da imagem. Quando explodiu, tudo o que estava perto ficou muito danificado, mas para a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe nada aconteceu.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?