Geral

Religião – Novena de Natal

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Estamos aproximando da celebração do Natal. Natal é a festa do nascimento de Jesus. Deus, por amor, vem até nós nascido de uma mulher, para viver os nossos problemas e anunciar o Reino do Pai. A festa de Natal é a festa onde o centro é uma criança. Como todas as crianças, essa também traz alegria para os pais, parentes e amigos. Maria Santíssima disse sim ao projeto do Pai e aceitou ser a mãe do Filho de Deus. O tempo do Natal é precedido do tempo do Advento, onde esperamos com alegria a chegada do Salvador. Uma das maneiras de nos prepararmos para o Natal é justamente participando da novena do Natal.
Já estão à disposição na Secretaria Paroquial o texto da novena de Natal para este ano. Vamos utilizar o texto preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e que é vendido por R$ 1,20. Os diversos grupos das Missões e da Mãe Rainha estão se organizando para que mais pessoas participem da novena. Cada dia em uma casa diferente, onde rezaremos e refletiremos sobre nossa realidade à luz da Palavra de Deus e dos acontecimentos que envolveram o nascimento de Jesus, na gruta em Belém da Judéia, próximo ao Campo dos Pastores. Os anjos anunciaram alegres o nascimento do Deus menino.
As quatro semanas do Advento vão chamar nossa atenção sobre os diversos aspectos que podem nos ajudar a crescer espiritualmente neste período de preparação próxima ao Natal. Ouviremos nas celebrações dominicais os textos bíblicos que anunciaram com antecedência a chegada de Jesus, o descendente do rei Davi. Natal é sempre o encontro do céu com a terra. Deus vem a nós na simplicidade e no encanto e uma criança. A novena do Natal vem animar-nos nos preparativos. Não bastam mesa farta, bebidas, presentes e cartões de bons votos. É preciso deixar o nosso coração mais terno, gentil e acolhedor.
Convido todos os católicos de Rafard para se juntarem na preparação para o Natal. Se não puderem participar os nove dias da Novena, vejam se participar ao menos duas ou três noites. Se mesmo isso for muito difícil, veja com seus vizinhos e parentes a noite melhor e vá rezar com eles e elas. O importante é não ficar isolado nos preparativos. É em comunidade que vamos acolher mais uma vez o Salvador do mundo, aquele que é o Príncipe da Paz. Uma outra maneira de nos prepararmos bem para o Natal é dividir um pouco do que temos com aqueles que mais necessitam, como ajudar uma família pobre, dar um brinquedo a uma criança carente, visitar uma pessoa doente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?