Receitas

Rocambole de café

Imagem ilustrativa

Ingredientes

Massa: 10 colheres (sopa) de pó de café; 2 xícaras água quente; 4 gemas; ½ xícara de açúcar; 1 xícara de trigo; 1 colher (sopa) rasa de fermento; 4 claras em neve.

Recheio: Café já preparado: quanto sobrar da massa; 1 xícara de açúcar; 500 ml de leite; 2 gemas peneiradas; 4 colheres (sopa) de amido de milho; 150 gramas de manteiga; 1 xícara de açúcar de confeiteiro; ½ xícara de nozes picadas.

Preparo

Pré-aqueça o forno à temperatura média (180ºC), com 10 minutos de antecedência. Prepare o café com a água quente indicada. Retire 1/2 xícara (chá) e coloque na tigela grande da batedeira com as gemas e o açúcar. Bata muito bem até obter um creme claro e fofo.

Peneire a farinha com o fermento e coloque no creme, misturando sempre. Acrescente as claras em neve e misture tudo delicadamente. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular, com 30 x 40 cm. Espalhe a massa e leve ao forno para assar, por cerca de 15 minutos.

Deixe esfriar. Numa panela grande junte o restante do café com o açúcar e leve ao fogo brando para ferver e formar uma calda grossa. Separadamente misture as gemas, o leite e o amido, e depois junte à calda. Misturando sempre, cozinhe até obter um creme espesso.

Deixe esfriar. Sobre um guardanapo desenforme a massa e enrole para dar o formato de rocambole. Na tigela grande da batedeira bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro até obter um creme. Aos poucos, acrescente o creme de café para formar um recheio cremoso. Reserve 1 xícara (chá) para a decoração.

Desenrole o rocambole, recheie com o creme, espalhe as nozes e volte a enrolar. Decore com o creme reservado e pedaços de nozes.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar