Rubinho de Souza

Saudosismo ou Nostalgia

logo do fundo do baú raffard

Dizem muitos, que o que passou, passou e não volta mais!

Quem criou esta famosa máxima popular com certeza não sabia o que era estar submerso num estado nostálgico.

Nostalgia é ver o passado sem poder tocá-lo, é o sentimento que invade todas as pessoas que já viveram momentos muito especiais e felizes.

O principal aspecto do saudosismo é o sentimento da saudade, visto por muitos como uma importante característica do ser humano.

A nostalgia não se resume somente na saudade das pessoas, mas também na saudade dos lugares que um dia moramos, frequentamos e dos bons momentos que foram passados ao lado de pessoas que sentimos falta.

Quando estamos em estado nostálgico, desejamos que aquelas pessoas, aqueles lugares, e aqueles momentos especiais ainda existissem, para que pudéssemos estar lá junto a eles!

Ao ver a foto acima, e ler essas poucas linhas, o peito aperta, os olhos ficam marejados, e a saudade desses belos dias dos famosos Festivais de música nos invade e nos leva a uma viagem através do tempo.

Quanta saudade…

Saudade da minha turma da escola, dos jogos de bolinhas de gude, das professoras e até mesmo do cheiro de livro novo, da merenda e dos amigos.

Saudade de chegar da aula, tirar o uniforme, me dirigir a minha velha bicicleta e sair sem rumo, sem direção, sem lenço e sem documento.

Saudade da época da desinformação, quando a falta da internet nos permitia à noite ouvir dos mais idosos, estórias de arrepiar os cabelos e depois não conseguir dormir de tanto medo…

Saudade daqueles álbuns de figurinha de Far-west, que eram vendidos nas bancas de revistas e que ofereciam prêmios para quem os completasse.

Saudade de assistir filmes mudos de Chaplin aos domingos, muitas saudades!

O saudosista é aquele que quer viver do passado, enquanto o nostálgico, faz do passado, inspiração para a vida.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?