Geral

Troca – troca político

Hoje, dia 7, se encerra o prazo para as filiações partidárias para quem deseja ser candidato e também o prazo para alguma mudança na lei eleitoral. Como nada mudou, as regras são praticamente as mesmas das eleições 2008, só com uma mudança: em 2012 vai valer a lei da ficha limpa, como decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Políticos com a ficha suja não poderão ser candidatos. Tem sempre aqueles que vão encontrar brechas para sair candidatos, mas correm 100% de risco de ter sua candidatura ou posse cassada pelo TSE. Quem tiver ficha suja não toma posse decidiu o TSE.
As mudanças nas leis eleitorais têm que acontecer a um ano do pleito. Como a lei da ficha limpa foi aprovada há poucos meses das eleições de 2010, ela perdeu o efeito naquele ano eleitoral, mas agora vale para 2012. Quem tiver a intenção de votar em um candidato ficha suja vai perder o voto, pois ele não tomará posse.
Em Capivari houve algumas mudanças no quadro político. Dr. Arnaldo Nacarato saiu do PMDB e se filiou no PSD, por esse motivo não perde sua cadeira de vereador, pois a lei permite que políticos com mandatos que saiam de um partido e se filiem a um novo partido, como é o caso do PSD, não perdem o mandato. O Ministério Público está de olho naqueles que mudam de partidos e vão aos já existentes. Essa regra, ao que parece, só vale para o Legislativo, pois no Executivo vários prefeitos mudaram de partido e não perderam a cadeira, como é o caso do Prefeito de Rafard, que foi para o PMDB. Dr. André Rocha deixou o PTB e foi para o PSOL, a notícia foi publicada na sua página no Facebook, onde ele se despediu dos amigos do PTB dizendo acreditar nos ideais do PSOL. O Dr. Reis, atual presidente da Unimed, que por duas vezes foi vereador e presidente da Câmara pelo PMDB e depois deixou o partido para se filiar ao PRP, voltou ao PMDB no final da tarde de quarta-feira. O comerciante Fernando Rossi, filho do saudoso Alcilio Rossi, que foi vereador por  vários mandatos e presidente da Câmara (1985/86), se filiou ao PTB. Tem também uma safra nova chegando, Juliano Betarelli, atual diretor de Postos de Saúde, se filiou ao DEM da vereadora Gil, a ex. Miss Capivari Juliana Rodrigues se filiou ao PTB e Luis Carlos Claudio se filiou ao PPS. Como eles, muita gente nova se filiou aos vários partidos da cidade.
Essa é a primeira etapa do jogo político que começa agora, a segunda fase vai começar no início do ano que vem, com reuniões, especulações, e a terceira e última até 30 de junho, prazo final para as coligações, e saber quem realmente é candidato.
Uma ótima notícia que nos chegou foi que a UTI da Santa Casa vai ser reaberta, a notícia é quente. Segundo dizem, em menos de 60 dias ela será reaberta. E o Pronto Socorro também mudará de lugar, será na entrada principal da Santa Casa. Outra notícia que chegou ao nosso conhecimento é o Samu, no ano que vem, estará em Capivari, juntamente com a UPA.
Boas notícias…

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET