Notícias

Toyota lança pedra fundamental em Porto Feliz

Unidade deverá gerar 700 empregos diretos; investimento é de R$ 1 bilhão

Cerimônia da pedra fundamental da fábrica de motores (Foto: Divulgação)

PORTO FELIZ – A montadora japonesa Toyota lançou na sexta-feira, 14, a pedra fundamental da fábrica de motores que será construída em Porto Feliz. A obra terá investimento de R$ 1 bilhão e será responsável pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do compacto Etios, produzidos em Sorocaba. No futuro, a unidade também abrigará uma linha de motores para o Corolla, feito em Indaiatuba.

A unidade tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2016, com produção inicial de 70 mil motores por ano, sendo que a capacidade máxima deve chegar a 200 mil motores por ano. Construída em um terreno de 872.500 m², a nova fábrica da Toyota irá gerar 700 empregos diretos.

A localização, segundo o vice-presidente executivo da Toyota no Brasil, Luiz Carlos de Andrade Junior, foi pensada estrategicamente para facilitar a operação logística, uma vez que os motores produzidos em Porto Feliz abastecerão as unidades de Sorocaba, onde é produzido o Etios, e Indaiatuba, onde é feito o Corolla.

“O município de Porto Feliz está localizado a aproximadamente 30 quilômetros de ambas as cidades. Além disso, a região conta com ótima infraestrutura de estradas e mão de obra qualificada”, afirma.

Ecofactory

A nova unidade seguirá o mesmo conceito de Ecofactory utilizado na fábrica de Sorocaba. O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?