ColunistasLeondenis Vendramim

Bíblia sem preconceito – 5

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História

Deus não mente, não aumenta e nem faz ameaças para incutir temor. Suas advertências são claras, objetivas e efetivas. Ele disse ao primeiro casal que podia comer dos frutos de todas as árvores, menos do conhecimento do bem e do mal, porque no dia que deles comessem “Certamente morreriam” (Gn 2:16-17), nesse dia em que comeram a morte entrou no mundo. Culpa, remorso, medo e tristeza, as mútuas acusações, a queda das folhas, flores e frutos, surgimento dos espinhos, o assassinato do filho, definhou a saúde, então, a morte passou para todas as gerações (Ro 5:12). Pior foi quando Jesus lhes disse que deviam matar um cordeiro e oferece-lo num altar, símbolo de Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo” (João 1:29). Difícil para Adão matar, muito mais para Deus permitir matar Seu Filho com tal crueldade.

Ezequiel 18:4 diz: “A alma que pecar morrerá”, e Paulo: “O salário do pecado é a morte” e acrescenta: “todos pecaram” (Ro 6:23; 3:23), logo todos morreremos. Assisti à palestra de um Pastor batista, em S. Paulo. Ele relatou que numa palestra, em Nova York, perguntou: ‘Quem aqui nunca mentiu?’ Como insistiu na questão, três jovens levantaram o braço. O Pastor pediu que fossem à frente e tornou a perguntar, e a resposta foi firmada. Então disse o conferencista: “Quero Apresentar a vocês os três maiores mentirosos de N.Y”. Todos nós humanos já cometemos algum deslize contra o próximo, e ou, contra Deus. E a Bíblia é taxativa: pecou, morre. E não está falando sobre essa morte que todos morrem, senão, Deus não diria que haverá ressurreição a fim de pagarem com a morte, o mal que fizeram (Ap. 20:5-9).

Como escapar? Assim como o antídoto contra a mordedura da cobra é extraído do seu próprio veneno, nossa salvação está na morte de Cristo causado pela Serpente (Diabo Ap 12:9). Fomos condenados à morte porque transgredimos a lei de Deus, mas Aquele que não a transgrediu morreu em lugar do transgressor. A Serpente matou a Jesus, mas pela Sua morte somos libertados. Pela obediência de Jesus Cristo, aqueles que crerem serão justificados (Ro 5:12,19). “Porque Cristo, estando nós ainda no pecado, morreu a Seu tempo pelos ímpios. Dificilmente morrerá alguém por um justo, embora alguém possa se animar a morrer pelo bom. Mas Deus prova o Seu amor para conosco, pois Cristo morreu por nós quando nós ainda éramos pecadores; muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos. Pois se nós, quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida” (Ro 5:6-10). “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por Mim”, disse Jesus (João 14:6). E S. Pedro acentua: “Não há salvação em nenhum outro” (At 4:12). Os reformadores pregavam “Somente pela fé”. Não se alcança salvação pela filantropia, nem por guardar a lei, essas atitudes são consequências e demonstração de gratidão pela salvação ofertada de graça por Cristo. Caso a caridade e as boas ações pudessem salvar-nos Cristo não precisaria morrer. Em nenhum outro, além de Jesus, encontramos salvação, até porque todos pecaram e todos carecem ser salvos (Ro 3:23).

Jesus é o Caminho pelo qual o cristão deve seguir. Ele disse: ”Eu vos dei exemplo para que, como Eu, façais vós também… felizes sereis se as praticardes” (João 13:15,17). Ele nos ensinou gentileza, mansidão, humildade, bondade, amor ao próximo, retribuir o mal com o bem, confiança em Deus, bem-aventurados seremos se praticarmos estas virtudes.

Ele é a Verdade. Sua Palavra é a verdade (João 17:17). Quem a lê tem um manual de Ética seguro e por ele é santificado, se o praticar. S. Paulo diz que a Palavra de Deus é inspirada para ensinar, corrigir, instruir na justiça para que o homem seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra (2Tm 3:16-17). Contudo, aquele que conhece, mas “não a cumpre” é “insensato” e “grande é sua ruína” (Mt 7:26-27).

Cristo é Vida. Ele disse “Eu vim para que vocês tenham vida” “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 10:10; 3:36). Só em Cristo encontramos vida. Com tristeza Jesus disse: “E não quereis vir a Mim para terdes vida!” (João 5:40). Thomas Hobbes (1588-1679) disse que o homem é mau desde o seu nascimento. Não é sua natureza ir a Cristo, antes somos opostos aos Seus ensinos, mas se quisermos vida mais saudável, em paz e eterna, só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não há outro recurso. Você crê nisto? Então lute contra sua natureza e busque o seu Salvador.

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?