Porto Feliz

Brincando na Praça chega a Porto Feliz com intensa programação cultural destinada ao público infantojuvenil

Nos dias 14, 15 e 16 de julho, o projeto ocupa a Praça da Matriz com teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais. Toda a programação é gratuita

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, o ‘Brincando na Praça’ leva a Porto Feliz, interior de São Paulo, uma série de atividades culturais, educativas e interativas que são destinadas ao público infantojuvenil. Ao todo, são mais de 15 atrações completamente gratuitas entre teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais.

A iniciativa busca estimular a criatividade, o aprendizado e o senso de coletividade por meio das práticas sustentáveis, representatividade e enaltecimento do trabalho de profissionais locais. Para isso, o projeto convida artistas da região, incluindo Cerquilho, Salto, Itu, Indaiatuba, Jundiaí, Valinhos, Sorocaba, Campinas e, sobretudo, da própria cidade de Porto Feliz para apresentar suas narrativas, que valorizam histórias, lendas, brincadeiras, músicas e saberes únicos da cultura brasileira.

Com destaque para a consciência ambiental, a curadoria escolheu deixar o protagonismo para as produções que abordam essa temática, incluindo rodadas diárias de diversão com a Caravana Lúdica, reconhecida por sua importante pesquisa em jogos tradicionais construídos com madeira reutilizada. Além disso, a iniciativa busca promover ações que pautem a valorização da cultura popular brasileira e a equidade de gênero.

Foto: Renata Pavini

“Projetos culturais são um espaço ideal para abordar temas de importância para as futuras gerações. Por conta disso, no festival Brincando na Praça pretendemos tratar de temas como a importância da economia circular e da gestão correta de resíduos de forma lúdica e leve”, comenta Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural.

“Estamos bastante animados com essa realização já que, por conta da pandemia da Covid-19, as três edições anteriores do festival ocorreram de forma on-line. Não víamos a hora de encontrar o público para celebrar as artes cênicas e seu ecossistema, que nesses últimos anos enfrentou uma abstinência dolorosa dos palcos e do público”, completa.

Para acolher o evento, a Praça da Matriz, local de realização do evento, recebe um picadeiro circense e uma grande tenda. A ideia é trazer, com essa estrutura, uma reminiscência afetiva, proporcionando um local confortável e seguro.

Pais, mães e responsáveis poderão levar suas crianças e jovens para espetáculos que convidam para a reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado. Com espaço gastronômico confirmado, o Brincando na Praça começa às 10h, durante todos os três dias, seguido de apresentação do espetáculo “Circo de Gigantes”, da Cia 2 e Meio, às 10h30.

Na sexta-feira, às 11h, o Ateliê Casarão – Claudio de Albuquerque irá encenar a peça teatral “Pernambuco em 4 atos”. Logo depois, ao meio-dia, o público poderá participar da oficina “Gambiarras Sonoras”, conduzida por Mauro Tanaka. O Palhaço Duilho apresenta “Carinhoso”, às 13h.

Mais tarde, às 14h, os participantes entrarão em contato com a cultura popular por meio da oficina “Sons do Brasil”, guiada por Flautins Matuá. Às 15h, o Grupo JazzClown faz uma intervenção musical itinerante pela praça. O espetáculo “Fuá Curumim”, do já citado grupo Flautins Matuá, encerra o dia às 16h.

No sábado, dia 15/07, às 11h, o grupo Gente de Quem? apresenta a peça teatral “As Peripécias da Côrte de Lá” e, ao meio-dia, os espectadores conhecerão as habilidades acrobáticas de Adriana Techera em “Artimanhas e Manobras”. Às 13h, o grupo Gente de Quem? retorna com a intervenção “Dançando Cirandas”.

A oportunidade de participar da oficina “Gambiarras Sonoras”, com Mauro Tanaka, ocorrerá às 14h, seguida pela apresentação da Cia Eclipse de Cultura e Arte em “Dança de Rua e Suas Faces”, às 15h30.

Já no domingo, dia 16/07, às 11h, a Zéfiros Cia de Teatro encena a peça “O Doente Imaginário”. O divertido Palhaço Fusquinha fará uma intervenção intitulada “Ôtovinu!”, às 13h30.

Às 14h, os participantes poderão montar seu próprio elemento cênico para viajar com a Cia Mópurus durante a “Oficina do Peixinho Peixoto”, que também encerra a tarde de domingo com a apresentação de dança “Bambolhas”, às 15h30.

É importante destacar que o projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em Libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com deficiência de mobilidade.

Brincando na Praça é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com apoio de WestRock, Atacadão, Itaú, Kasznar Leonardos e Prefeitura Municipal de Porto Feliz. A realização é de Muda Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

“Na WestRock, acreditamos que também é nossa responsabilidade cuidar das comunidades onde estamos inseridos, apoiando projetos sociais que beneficiem nossa gente.

Ao apoiar o projeto Brincando na Praça em Porto Feliz, buscamos contribuir para a transformação social, que começa pela educação.

Além disso, ao aliar a educação com diversidade, colaboramos para promover um mundo mais inclusivo e com mais equidade em nossas comunidades e, por consequência, em nossa empresa”, destaca Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da WestRock no Brasil.

Como proposta de contrapartida social, serão realizadas também duas apresentações de artes cênicas em instituições públicas de ensino da cidade. Cada apresentação contará com um público médio de 250 pessoas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?