Porto Feliz

Porto Feliz ganhará Centro Infantil Especializado Municipal para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Apresentação do projeto piloto foi feita para professores e diretores da rede municipal de ensino

Com uma programação especial, o Centro Infantil Especializado Municipal (CIEM) foi apresentado ao público. O projeto piloto atenderá crianças de 4 e 5 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e matriculadas na rede municipal de ensino de Porto Feliz.

A novidade foi desenvolvida pelas Secretarias de Saúde e Educação, com o apoio da iniciativa privada, representada pelo Instituto Justiça.

Projeto do Centro Infantil Especializado Municipal é apresentado em Porto Feliz. Foto: Divulgação

O evento de apresentação do projeto aconteceu no último dia 14, na Estação das Artes, em Porto Feliz/SP, sendo voltado para professores e diretores das escolas do município.

Roda de conversa com Miriam Lima, Adriana Moral, Indiara Dias de Souza, Claudia Ramos e Thiago Almeida encerrou o evento de apresentação do CIEM. Foto: Divulgação

Especialistas que farão parte da equipe técnica do CIEM detalharam os objetivos e atividades, mostrando que, por meio de acompanhamento terapêutico e educacional individualizados, focarão na autonomia e melhora da qualidade de vida das crianças atendidas.

Equipe multidisciplinar que atuará no CIEM. Foto: Divulgação

Dentro da programação, foram abordados os temas: “Conversando sobre autismo”, com Claudia Ramos; “Atividades físicas para pessoas com TEA”, com o professor Thiago Almeida; “A importância do serviço social frente ao autismo”, com a assistente social Miriam Lima, do Instituto Mais Convívio; além do compartilhamento de vivências aplicadas no Centro Terapêutico Educacional Lumi, com a pedagoga Adriana Moral; finalizando com uma roda de conversa entre os palestrantes e os convidados presentes.

O evento contou com diversas palestras ao longo do dia. Foto: Divulgação

“É um dia histórico. Esse é apenas o primeiro passo da nossa jornada para garantir a inclusão e o sucesso de nossos alunos com TEA.

Vamos continuar trabalhando juntos para fornecer recursos e apoios adicionais para que cada um deles tenha oportunidade de alcançar o máximo potencial”, afirma Antônio Cássio Habice Prado, prefeito de Porto Feliz.

Atendimento especializado

Atualmente, a cidade oferece um Centro de Reabilitação e um CAPES para o atendimento de pacientes diagnosticados com TEA de todas as faixas etárias. O CIEM veio para complementar a estrutura já existente.

“O projeto é voltado inicialmente para crianças de 4 e 5 anos. Quanto antes tiver o diagnóstico, melhor o tratamento para ter uma vida com mais qualidade. Esse é o objetivo do nosso projeto, que é um sonho de todos”, explica Valdirene Prado, secretária municipal de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a quantidade de alunos da Educação Infantil Municipal de Porto Feliz que necessitam de atendimento educacional especializado (AEE) subiu de 29 para 60, entre 2019 e 2023. Já a quantidade de crianças diagnosticadas com TEA aumentou de 9 para 42, no mesmo período.

“Quando falamos que a saúde se uniu com a educação, significa que as crianças terão um ambiente que será uma continuidade da escola, mas com a atuação de profissionais da saúde que fazem parte da equipe multidisciplinar, juntamente com a coordenação pedagógica”, detalha Celso Fernando Iversen, secretário municipal de educação.

A equipe multidisciplinar é composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos clínicos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e professores.

Para Indiara Dias de Souza, fundadora do Instituto Justiça e uma das responsáveis pelo fortalecimento do projeto, o CIEM pode ir muito além.

“O projeto está começando agora, mas vem abrindo porta para algo maior. Além do atendimento das crianças, ele também vem para mudar a cabeça das pessoas em relação ao Transtorno do Espectro Autista e também se tornar uma referência”, finaliza.

O Centro Infantil Especializado Municipal está previsto para inaugurar no início de abril.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?