Porto Feliz

Poeta Carlos Carvalho Cavalheiro vence concurso de Trovas

O escritor, poeta e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 1º Lugar no II Concurso de Trovas Memorial Rubens Luiz Sartori da UBT Delegacia de Campo Mourão/PR, na categoria “Novos Trovadores”.

O certame, de caráter internacional, recebeu 143 trovas de diversos estados brasileiros e de outros países e mais 35 trovas do Estado do Paraná.

Do exterior vieram trovas do Japão, Moçambique e Portugal. O Estado de São Paulo foi o que teve maior número de trovadores participantes, 51. Em seguida, o Estado do Rio de Janeiro 28 com trovadores e Minas Gerais com 25.

A trova é uma composição poética contendo quatro versos setissílabos, rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto, com sentido completo.

As Trovas podem ser líricas, filosóficas, lírico-filosófica ao mesmo tempo, humorísticas, brejeiras, as de humor leve, cívicas, religiosas etc.

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o primeiro lugar com a seguinte trova, cujo tema era Destino: Uma só letra é vital! / Veja o exemplo de destino, /que com mais uma vogal, /converte-se em desatino.
Dos participantes do II Concurso de Trovas Memorial Rubens Luiz Sartori da UBT Delegacia de Campo Mourão/PR, residentes nas cidades próximas de Sorocaba, foram classificados a poeta Selma Arraval, de Mairinque/SP (6º Lugar) e José Airton Mellega, de Piracicaba/SP (13º Lugar), todos na categoria “Novos Trovadores”.

A UBTUnião Brasileira de Trovadores – é uma entidade literária, não acadêmica presente em mais de 200 cidades brasileiras, fundada em 1967, pelos poetas e escritores Luiz Otávio e JG de Araújo Jorge, que começaram a estudar e propagar a quadra popular brasileira.

Marca presença igualmente, em vários países das Américas, além de alguns países da Europa, como Portugal Espanha e França. Conta com trovadores, também em Israel, Egito e até no Japão.

Carlos Carvalho Cavalheiro nasceu em São Paulo e reside em Sorocaba. Professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, é acadêmico correspondente da FEBACLA e membro efetivo da Academia Independente de Letras. Licenciado em História e Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba).

É colaborador dos jornais ROL (Região On Line) e Tribuna das Monções, além do Portal Marimba Selutu de Angola.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?