Notícias

Cardeal Bergoglio é o primeiro Latino-americano a se tornar Papa

Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Gregorio Borgia/Associated Press)

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, é o primeiro papa latino-americano da história. Na escolha, Bergoglio obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais que participam do Conclave, que aconteceu nesta quarta-feira (13), às 15h, quando a “Fumaça Branca” saiu pela chaminé da Capela Sistina anunciando oficialmente a escolha.

Ele será conhecido como papa Francisco I. O anúncio em latim, “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam” (“Eu vos anuncio uma grande alegria: temos o Papa”), foi feito na sacada da Basílica de São Pedro pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, encarregado da responsabilidade do pronunciamento por ser o cardeal mais velho do conclave.

A escolha do nome é uma homenagem a Francisco de Assis e um sinal de renúncia ao poder e ao dinheiro. Cardeal desde 2001 e Arcebispo de Buenos Aires desde 1998, o nome dele não figurava entre os favoritos para suceder Bento XVI. Esta é a primeira vez, em 1300 anos, que o papa não é da Europa. No cargo, ele sucede Bento 16, que renunciou no dia 11 de fevereiro de 2013, em uma atitude inédita em quase 600 anos.

O Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lurdes, Antônio Carlos D’Elboux, localizada em Rafard, se pronunciou logo após a escolha do novo Papa. “Recebo com surpresa, alegria e gratidão a Deus a notícia da escolha do argentino Cardeal Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa da Igreja Católica. Sua apresentação me encantou na sua simplicidade e humildade pedindo que o povo de Roma rezasse por seu novo bispo e também convidou todos os que se encontravam na Praça de São Pedro, completamente lotada, a rezarem pelo Papa emérito Bento XVI. Logo mais, às 19h30, na Capela Santo Antônio, estarei presidindo a missa de ação de graças por sua eleição como chefe visível da Igreja Católica Apostólica Romana”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?