Mombuca

Comitiva participa da 3ª Oficina Acolhimento de Gestores

09/10/2017

Comitiva participa da 3ª Oficina Acolhimento de Gestores

Encontro regional aconteceu em Araras e recebeu vários municípios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mombuca)
Encontro regional aconteceu em Araras e recebeu vários municípios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mombuca)

MOMBUCA | Mombuca marcou presença na 3º Oficina de Acolhimento de Gestores Regional sobre Saúde, realizada em Araras, no dia 27 de setembro. A prefeita, Maria Ruth Bellanga de Oliveira, o diretor de Saúde, Ivan Bianchi e a enfermeira chefe da Unidade Mista de Saúde (UMS), Tatiane Cristina Guaris Orlandim, foram os representantes da cidade.

Vários prefeitos, secretários e equipes técnicas de diversos municípios acompanharam palestras com diversos temas. A professora Dra. Marilia Lovison discursou sobre a “Regionalização e Regulamentação das Redes de Atenção”. Já a representante do Ministério da Saúde da Região de Piracicaba, Dra. Denise de Fátima Barros Cavalcante, abordou a “Política Nacional de Atenção Básica” e o “Programa Mais Médicos”. O secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Belfari Garcia Guiral, encerrou o ciclo de palestras, que ainda contou com as considerações finais da diretora técnica de Saúde (DRS Piracicaba), Maria Clélia Bauer.

“Mombuca mais uma vez marcou presença na reunião de gestores, e para nós é muito importante, pois além de nos proporcionar o aprendizado e a troca de experiências com outros municípios, ficamos informados sobre o Programa Mais Médicos. Foi exposto também no evento, gráficos e índices da saúde no estado e as novas diretrizes para melhorarmos a saúde pública através do sistema SUS nos municípios”, informou Ivan Bianchi.

Consórcio

No dia 28 de setembro, Mombuca sediou a segunda reunião do Consórcio Intermunicipal Regional, projeto que pretende integrar a Saúde de vários municípios da região.

“Estamos dando andamento ao projeto que pretende integrar cidades de nossa região. Participaram da reunião cinco cidades: Saltinho, Mombuca, Elias Fausto, Rafard e Rio das Pedras. Na reunião tratamos de assuntos jurídicos para iniciarmos os trabalhos do consórcio, em breve marcaremos outras reuniões para prosseguir com as ações. Buscamos melhorar cada vez mais a saúde de nossos municípios, essa é uma meta”, conta o diretor de Saúde de Mombuca, Ivan Bianchi.

Balanço

A creche municipal de ensino fundamental ‘Jonatas Michael da Silva’, localizada no bairro Vila Nova, recebeu um novo balanço para as horas de lazer das crianças de Mombuca.

O serviço foi realizado no dia 29 de setembro e será mais um atrativo para as crianças da creche.

A prefeita Maria Ruth Bellanga de Oliveira e o vice, Valdemir Mora Pedroso, visitaram a creche na última semana. “Além de acompanhar o trabalho desenvolvido na creche, também fomos ver a instalação do novo balanço. Nossas crianças merecem o melhor sempre e nossa gestão trabalha para isso. Agradeço a recepção da diretora da Creche, Cristiane Ragoson Conde Godinho, e parabenizo desde já todas as profissionais que lá trabalham. Agradeço também o brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido por todos os funcionários da nossa Diretoria Municipal de Educação, em nome da Diretora Municipal de Educação, Sra. Silvia Elaine Ramos de Oliveira Bellanga”, disse Maria Ruth.

Terceira Idade

Acompanhada do vice, a prefeita Maria Ruth participaram de uma reunião com o grupo da Terceira Idade ‘Mombuca Cidade Esperança’, que tem como presidente, Jacira Barbosa Amgarten.

A reunião aconteceu no dia 28 de setembro e serviu para o governo municipal apresentar ao grupo, algumas melhorias que a nova gestão está em busca. A coordenadora de Cultura e Turismo, Cintia Pingerno, e a funcionária municipal, Ana Paula Garcia de Oliveira, também estiveram presentes.

“Queremos sempre o melhor para nossa Terceira Idade, pois cuidamos com carinho daqueles que um dia cuidaram da gente. Nossa Terceira Idade é muito importante para nossa gestão e vamos em busca de melhorias para o grupo. Ouvimos todas as reinvindicações e novas ideias dos integrantes, estamos esperançosos, com Deus na frente tudo dá certo”, conta a prefeita.

Palestras

A Casa da Agricultura de Mombuca e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) realizaram palestras sobre o Plano Safra 2017/2018 e Variedades de Sementes da CATI.

Os produtores receberam informações sobre as taxas de juros e longevidade das operações referente à custeio e investimento para produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e demais linhas, além de apresentar as taxas de juros e demais informações da linha do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). No decorrer da palestra de variedades de sementes, foi apresentado aos produtores os cultivares de sementes desenvolvidas pela CATI, mostrando as características e utilizações mais importantes de cada variedade, além dos preços das sementes de acordo com o peso das embalagens.

“Os produtores interagiram durante todo o período das palestras, tirando as eventuais dúvidas, sobre os assuntos e falando de seus conhecimentos e experiências na aquisição de bens e produção, dessa forma os objetivos almejados pela atividade foram alcançados”, comemora o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura, Guilherme Mikhail.

Oficina

A coordenadoria de Cultura e Turismo realizou na última semana, a oficina ‘AnimaEcos – Animação e Sustentabilidade’, da renomada animadora, produtora e roteirista de animação, Marta Russo.

O evento contou com a parceira com o Ponto MIS de SP (Museu de Imagem em Som) e apoio da Câmara Municipal, diretoria de Educação e rádio Ativa FM. Participaram do evento, alunos do projeto ‘Clube da Turma’, da escola ‘Dr. Sérgio Estanislau do Amaral’.

Grupo de gestantes

A diretoria de Saúde, através do ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Vila Nova, iniciou no mês de setembro, os trabalhos com o grupo de gestantes do município.

Profissionais da Saúde se reúnem semanalmente com as gestantes, oferecendo palestras. Os encontros acontecem toda quarta-feira, das 9h às 10h30. Toda gestantes é convidada. Para mais informações, o setor atende pelo telefone 3488-71

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?