Na primeira semana de outubro, o Serviço Municipal de Saúde registrou diversas ocorrências de diarreia em adultos e crianças. Os casos foram atendidos na Unidade Mista de Saúde (UMS) e no posto do Programa Saúde da Família (PSF), no bairro Vila Nova.
Para evitar que o número de pacientes com quadro de diarréia cresça, a Coordenadoria de Saúde tem orientado os moradores quanto aos cuidados no dia a dia sobre alimentação e a importância do leite materno para os bebês.
Segundo a enfermeira Vanda Borges, do PSF, a preocupação da Coordenadoria é orientar os moradores para que possam evitar os casos de contaminação. “São ações feitas no dia a dia, como, por exemplo, cozinhar bem os alimentos e sempre lavar as mãos. São cuidados simples que fazem toda a diferença”, explica.
Outra orientação é sobre o leite materno. De acordo com a Coordenadoria, o aleitamento materno reduz o número de infecções e diminui a contaminação decorrente do uso de mamadeiras e alimentos contaminados.
Em casos de dúvida ou suspeitas de diarreia, a pessoa deve procurar orientação na UMS ou no PSF, conforme orientação da Coordenadoria.