Notícias

Em uma semana, nove presos fogem de presídio de Porto Feliz

13/10/2014

Em uma semana, nove presos fogem de presídio de Porto Feliz

Apenas dois foram recapturados e um voltou espontaneamente; unidade de regime semiaberto foi inaugurada no dia 5 de agosto
Centro de Progressão Penitenciária foi inaugurado no dia 5 de agosto, em Porto Feliz (Foto: Pedro Negrão/Jornal Cruzeiro do Sul)
Centro de Progressão Penitenciária foi inaugurado no dia 5 de agosto, em Porto Feliz (Foto: Pedro Negrão/Jornal Cruzeiro do Sul)

PORTO FELIZ – Nove detentos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz, inaugurado há pouco mais de dois meses, em apenas uma semana. As fugas ocorreram em setembro: domingo, 21, segunda–feira, 22, e quarta-feira, 24. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Sap), dois foram recapturados e um voltou espontaneamente.

Durante a visita de domingo, três sentenciados foram vistos pelos agentes penitenciários pulando o alambrado da unidade. As visitas foram suspensas, os presos recolhidos às celas e as buscas começaram. De acordo com a Sap, os três fugiram em direção a um canavial. “Após a realização de buscas pelos funcionários, não foi possível localizá-los”, afirma a nota da secretaria.

No dia seguinte, por volta das 22h50, outros quatro presos fugiram do alojamento. Novamente, um agente de segurança viu os presos pulando o alambrado e alertou a direção via rádio. Os fugitivos foram sentido rodovia. Neste caso, um dos prisioneiros foi recapturado e outro retornou espontaneamente à unidade.

Já na quarta-feira, por volta das 13h50, mais dois detentos foram vistos pulando o alambrado. Eles fugiram em direção a um canavial e um deles foi recapturado. Nos três casos, a Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas para ajudar nas buscas e foram registrados boletins de ocorrência. Também foi aberta investigação interna para verificar em que situações as fugas ocorreram.

O prédio que abriga o presídio foi entregue no dia 5 de agosto e tem capacidade para 1.080 presos em regime semiaberto. Mas a construção da unidade, que começou em 2012, foi cercada de polêmica desde o início. Além das críticas da população, que teme que a cidade se torne violenta, representantes do município se manifestaram contra.

O ex-prefeito Claudio Maffei (PT) chegou a ir a pé até a capital paulista para tentar ser recebido pelo então governador José Serra, mas não foi atendido. A tentativa também foi frustrada mais tarde, quando ele repetiu o protesto e tentou falar com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Em fevereiro deste ano, o atual prefeito de Porto Feliz Levi Rodrigues Vieira (PSC) disse que a vinda do CPP implicaria em diversos impactos sociais, como o aumento do déficit habitacional – que atualmente é de cinco mil moradias – e de vagas de emprego. Segundo ele, também haveria necessidade de “mais vagas em creches e escolas, além do aumento do número de usuários do sistema público de saúde”.

A nota da Sap informou que as quatro torres de vigilância estão guarnecidas com agentes de segurança penitenciária e são realizadas rondas constantes com viaturas ao entorno do prédio. “Ressalvamos também que as unidades penais de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de autodisciplina e autorresponsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”, completa.

Os presos do regime semiaberto têm permissão para cinco saídas temporárias por ano para visitar os parentes e permanecer na casa deles. Os detentos que fogem das unidades prisionais perdem o direito às progressões de pena previstas pelo Código de Processo Penal.

Com informações do G1.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?