Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Livros e leituras, shows e bebidas

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

Afinal estamos curtindo umas férias não programadas. Mas melhor esse isolamento do que uma terceira guerra mundial que não veio e, acreditamos, não virá mais, para o bem de toda a humanidade. Coisa boa.

Nessas circunstâncias, com a limitação do convívio e de circulação, as pessoas continuam com seus gostos, tem gente que adora festa e ver shows ao vivo e agora estão curtindo pela rede social ou TV; tem quem gosta de pescar e está limitado; e tem quem gosta de ler.

A má notícia é que os shows na internet com várias horas de duração apresentam comportamentos não éticos devido à diversidade de público e de postura dos cantores, com excesso de bebidas e embriaguez, palavras chulas e atitudes ridículas.

Escrevo isto depois que vi alguns vídeos das duplas Bruno e Marrone, inclusive um forçando o outro a beber contra a vontade; outra dupla sertaneja, Zé Neto e Cristiano, e Gustavo Lima, falando de uma atitude bem cafajeste em relação à mulher, seja namorada ou esposa…

Fizeram doações diversas, porém ganharam uma fortuna dos patrocinadores e dos fabricantes de bebidas.
A boa notícia é que amanhã, dia 18 de abril, é dia nacional do livro infantil, do escritor Monteiro Lobato e dia do amigo.

A outra boa notícia é que a Editora EME passou a ser a primeira editora espírita em títulos kardecistas publicados, superando a própria Federação Espírita Brasileira, no Brasil e no mundo. Um trabalho sério e uma visão espiritual nos levaram a conquistar grandes autores no Brasil e traduzir também obras do francês e do espanhol; como se diz, as oportunidades aparecem e são como o nascer do sol; se você dorme e espera, elas passam.

A vida é feita de escolhas individuais, e essas escolhas vão construindo nosso ser; portanto, o manual para que sejamos mais saudáveis é que leiamos mais livros do que no ano anterior.

Lembro aqui do nosso poeta capivariano, nascido em setembro de 1897, Rodrigues de Abreu, que dizia que não invejava a riqueza e sim o saber. Autor dos livros: Noturnos e outros poemas, A Sala dos Passos Perdidos e Casa Destelhada, faleceu jovem, aos 30 anos de idade, em novembro de 1927, vítima de tuberculose, na cidade de Bauru–SP, doença que, como a convid-19, também não tinha cura.

O poeta era reencarnacionista; é dele esse pensamento: “E há tantas vidas como a meia–noite”. Foi um dos poetas que participaram da primeira obra mediúnica de Chico Xavier, Parnaso de Além-Túmulo. Humilde e pobre, foi muito admirado em sua época pela grandeza de suas ideias e pela beleza de seus poemas. O escritor Menotti Del Picchia assim se expressou sobre ele: “é um dos maiores poetas brasileiros. Almas puras e grandes assim resgatam as culpas espirituais de um povo. Abreu é o Cristo da nova geração”.

Patrono da literatura infantil, Monteiro Lobato disse: “Um país se faz com homens e livros”.

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?