Porto Feliz

Obra sobre Porto Feliz é doada ao acervo do Museu Afro

Imagem arquivo pessoal

O Museu Afro Brasil, localizado na cidade de São Paulo, referência para a pesquisa e a memória histórica dos negros brasileiros, recebeu no final de setembro a doação de livros do professor Carlos Carvalho Cavalheiro.

Dentre os livros que agora fazem parte do acervo do Museu Afro Brasil está O Negro em Porto Feliz, escrito pelo professor Carlos Cavalheiro e publicado em 2015.

Também foi doado o cordel A História do Preto Pio e a fuga de escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba. Este trabalho, mais antigo, publicado em 2007, fala de uma fuga de grandes proporções realizada por escravizados de Capivari e que se estendeu por Porto Feliz e Sorocaba.

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro tem se destacado nas pesquisas sobre a região, explorando temáticas como a história das mulheres, dos escravizados, dos trabalhadores, dos negros.

Além dos livros citados, Cavalheiro doou os livros Tradições negras sorocabanas e memória, Descobrindo o Folclore e Notas para a história da capoeira em Sorocaba.

Os livros foram entregues ao museu pela professora Érica Martelini Messias Borin, que visitou recentemente o Museu Afro Brasil.

Sobre o Museu

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?