Falando de Vinho

Os benefícios do vinho para a saúde

A ciência já comprovou que o vinho contém substâncias que fazem bem a nossa saúde. Mas alguns vinhos são mais potentes quando o assunto é benefícios para a saúde.

Os maiores responsáveis pelos efeitos benéficos do vinho são os polifenóis, por possuírem potente efeito antioxidante e ação antibiótica.

Entre os polifenóis do vinho mais estudados quanto à ação benéfica à saúde humana, destaca-se o resveratrol, que possui ação protetora em relação às doenças cardiovasculares e auxilia no rejuvenescimento.

Estudos comprovaram que os vinhos elaborados com a uva Tannat, têm forte presença de taninos, são ricos em antioxidantes naturais que combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças, entre elas, alguns tipos de câncer.

Com origem na França, a Tannat é a uva mais cultivada no Uruguai, de onde saem os vinhos de maior qualidade desta uva.

O nome tannat faz referência direta aos marcantes e numerosos taninos, que ganham o coração daqueles que adoram vinhos de personalidade forte.

O vinho Tannat pela grande quantidade de resveratrol, muito maior do que o encontrado em outras uvas, se destaca como antioxidante potente.

O resveratrol é um antioxidante diferente porque atua em uma proteína chamada cirtuina, que está ligada ao envelhecimento.

“Essa proteína evita doenças do envelhecimento, como Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e doenças cardiovasculares”, diz o químico André Arigony.

Pesquisas do Instituto do Coração confirmam que o vinho reduz o colesterol, os triglicerídeos, equilibra a pressão arterial – e é um santo remédio para o coração.

O cardiologista e professor da Universidade Católica de Montevidéu, Ricardo Benedetti, indica o Tannat para seus pacientes, mas alerta que o consumo deve ser moderado – uma taça de 180 ml para mulheres e duas taças para os homens ao dia.

A uva Tannat produz um vinho com sabor mais amargo, com textura mais seca, aromas de baunilha, ameixa, geléia de framboesa e morango.

Estas características levam a uma harmonização perfeita com comidas com gordura, como:

• Parrilla uruguaia ou churrasco: o vinho interage harmoniosamente suavisando a gordura da carne, liberando aromas e sensações incríveis ao paladar.

• Costela de cordeiro assado: aqui teremos uma harmonização por semelhança, o sabor intenso da carne combina perfeitamente com a potência do vinho.

• Queijos: tipo roquefort, gorgonzola

Agora que você viu como a uva tannat produz vinhos incríveis e faz bem à saúde, pode escolher o rótulo que mais lhe agrada e proporcionar ótimos momentos em reuniões com os amigos ou família.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?