Notícias

Ponto eletrônico começa a vigorar para micro e pequenas empresas

A partir de hoje (03/09) empresas com mais de 10 funcionários têm que adotar o controle de jornada de trabalho de seus funcionários, através do ponto eletrônico ou sistemas alternativos autorizados por acordo ou convenção coletiva. A determinação, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em fevereiro deste ano, atinge mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas, que totalizam 99% dos negócios do País, segundo dados de pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Dieese, entre 2000 e 2011. Como 1º de setembro é sábado, o prazo para as empresas se adaptarem foi estendido para o dia 3, segunda-feira seguinte.
De acordo com a portaria nº. 373, que rege a norma, os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por convenção ou acordo coletivo de trabalho. Nenhuma empresa, no entanto, é obrigada a utilizar o ponto eletrônico (Relógios Eletrônicos de Ponto – REP), podendo optar também pelo registro manual ou mecânico.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?