Notícias

Presídio registra segunda fuga em cinco meses

18/02/2015

Presídio registra segunda fuga em cinco meses

Desta vez, três detentos escaparam durante o café da manhã; ninguém foi localizado; em setembro, nove homens fugiram e, desses, apenas dois foram recapturados e um voltou espontaneamente
Centro de Progressão Penitenciária foi inaugurado no dia 5 de agosto, em Porto Feliz (Foto: Pedro Negrão/Jornal Cruzeiro do Sul)
Centro de Progressão Penitenciária foi inaugurado no dia 5 de agosto, em Porto Feliz (Foto: Pedro Negrão/Jornal Cruzeiro do Sul)

PORTO FELIZ – Mais três detentos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz na terça-feira, 10. É a segunda fuga registrada desde a inauguração do presídio, em agosto do ano passado. Segundo a Polícia Militar, eles escaparam da Ala I quando foram liberados para o café da manhã, por volta das 5h. A ação foi notada pelos agentes penitenciários porque o alarme da torre disparou. As polícias Civil e Militar fizeram buscas ao redor do prédio durante todo o dia, mas ninguém foi localizado.

O CPP foi construído na estrada vicinal que liga Porto Feliz a Rafard e tem capacidade para 1.080 presos. Atualmente, o presídio está com 1.326. Em setembro de 2014, nove detentos pularam o alambrado da unidade: três durante uma visita de domingo, quatro na noite do dia seguinte e, os outros três, na tarde do terceiro dia de fuga. Apenas dois foram recapturados e um voltou espontaneamente.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Sap), a unidade segue a legislação e “não dispõe de vigilância armada e nem é cercada por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”. Apesar disso, a Sap informou que vai apurar as circunstâncias da fuga e, se os homens forem encontrados, retornarão sob regime fechado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?