Notícias

Suspeito de matar prefeito de Elias Fausto é preso em Indaiatuba

20/11/2015

Suspeito de matar prefeito de Elias Fausto é preso em Indaiatuba

Thiago Gomes Calado, de 24 anos, confessou ter recebido R$ 20 mil do empresário Sérgio Vicente Picão, de 42 anos, para executar o político
Thiago Gomes Calado é suspeito de ter matado o prefeito de Elias Fausto (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Thiago Gomes Calado é suspeito de ter matado o prefeito de
Elias Fausto (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

ELIAS FAUSTO – A equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Piracicaba prendeu na manhã da última quarta-feira, 18, um jovem suspeito de ter matado a tiros o prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli (PSDB), no dia 2 de outubro. Thiago Gomes Calado, de 24 anos, confessou ter recebido R$ 20 mil do empresário do setor imobiliário Sérgio Vicente Picão, de 42 anos, para executar Dude, como era mais conhecido.

O rapaz disse que não conhecia a vítima e que só ficou sabendo que Betarelli era prefeito de Elias Fausto por meio de notícias em veículos de comunicação. Calado foi preso dentro de casa no bairro Morada do Sol, em Indaiatuba. Até a tarde de quarta-feira, nenhum advogado havia se apresentado para defender o jovem. Picão, por sua vez, está preso há 29 dias por ter encomendado o assassinato.

O delegado responsável pela investigação, Fernando Dutra, disse que a polícia chegou até Calado através de depoimentos, diligências e análises de câmeras de segurança que mostram o jovem seguindo o prefeito em uma caminhonete Fiat Strada, a mesma que serviu para identificar o mandante do crime. O jovem contou que Picão mostrou a ele o prédio da Prefeitura e o carro que Dude usava para visitar obras.

Ele disse, também, que foi procurado pelo empresário seis dias antes da morte de Betarelli, e que recebeu o dinheiro três dias depois da execução. Imagens de câmeras de segurança comprovam que Calado seguiu o prefeito de Elias Fausto a Cardeal e de volta até a obra onde ele foi morto. Ao chegar, o rapaz parou a caminhonete, desceu, perguntou o nome do chefe do Executivo e atirou seis vezes na altura da cabeça de Dude.

“Picão forneceu o carro para ele um dia antes do crime, junto à arma [revólver calibre 38]”, explica Dutra. “No dia dos fatos, ele foi de manhã para Elias Fausto e encontrou com Picão, que mostrou o veículo que o prefeito usava e a Prefeitura. A partir daí ele passou a acompanhar o prefeito. E também foi indicado a ele onde eram as obras que o prefeito costumava passar”, detalha o delegado.

Depois, de acordo com Dutra, o suspeito encontrou Picão novamente e, juntos, eles deixaram o carro e o revólver em uma chácara de Elias Fausto. “O Picão, com seu veículo, levou o autor [do crime] até Indaiatuba e deixou ele na casa dele.” Com o dinheiro do serviço, Calado comprou uma moto, mas recentemente trocou o veículo por um modelo Audi, que foi apreendido pelos policiais.

O jovem disse que é morador de Indaiatuba e que conhece Sérgio Vicente Picão desde criança, porque o homem teve um comércio no bairro Morada do Sol. Thiago Gomes Calado foi reconhecido por funcionários municipais que estavam na obra no dia do assassinato. Ele teve a prisão preventiva de 30 dias decretada e será encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba.

Relembre

Laércio Betarelli tinha 58 anos e foi morto a tiros na manhã de sexta-feira, 2 de outubro, enquanto visitava uma obra na Rua Amadeu Patelli, no bairro Carimã, em Elias Fausto. Vinte dias depois, em 22 de outubro, a polícia prendeu o empresário de loteamentos clandestinos Sérgio Vicente Picão, após o colhimento de fortes provas circunstanciais e testemunhais que o indicaram como mandante do homicídio.

“A investigação teve início com a coleta de imagens do caminho que o prefeito percorreu e a partir daí identificamos que o executor do crime estaria utilizando um veículo Fiat Strada Adventure branco”, explicou o titular da Seccional de Piracicaba, Roberto José Daher. Picão comprou o carro em Indaiatuba dois dias antes do crime e tentou devolvê-lo um dia depois da morte de Betarelli, mas não conseguiu.

De acordo com a polícia, ele alegou ter tido problemas com o automóvel, porém o proprietário não aceitou a devolução. O utilitário foi encontrado abandonado na manhã de sexta-feira, no distrito de Cardeal, e o suspeito foi preso na noite de quinta-feira, em um empreendimento no município de São Carlos. O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, afirmou que o motorista da caminhonete seguiu o prefeito no dia do crime.

Tudo isso se comprova por meio de imagens de circuitos de segurança da região. “Temos fotos de radares que mostram o automóvel fazendo o mesmo caminho da vítima.” Além de empresário, Sérgio Vicente Picão também era presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) local, mesmo partido do vice-prefeito de Elias Fausto, Antonio de Campos Bicudo, que assumiu a administração após a morte de Dude.

No último dia 26, o PTB informou ainda, por meio de nota oficial, que Picão pretendia ser candidato à Prefeitura da cidade em 2016. Apesar disso, Moraes disse que a motivação do crime foi econômica e não política. Segundo o secretário, Picão queria lançar loteamentos clandestinos no município, mas Betarelli não deixava, o que casou desavenças entre os dois, inclusive em redes sociais.

Na semana passada, o advogado de Picão, Osvaldo Flausino Junior, afirmou que pediria liberdade provisória do cliente, uma vez que a Polícia Civil ainda não havia localizado o atirador e nem o valor que o empresário teria pago pela morte do prefeito. Em entrevista ao G1 na quarta-feira, o advogado disse que a prisão do cliente é uma “armação” para dar “uma resposta rápida sobre o crime para a sociedade”.

Além disso, Flausino Junior criticou a forma como as investigações foram conduzidas. À polícia, o empresário negou participação no assassinato. Thiago Gomes Calado, por sua vez, já tem passagens na polícia por roubo e tentativa de homicídio. A operação tem contado com o apoio das polícias de Elias Fausto, Capivari e Indaiatuba, do Ministério Público e do judiciário de Monte Mor, onde Dude nasceu.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?