Notícias

TPR lança pedra fundamental de fábrica de camisas de cilindro para motores

18/07/2014

TPR lança pedra fundamental de fábrica de camisas de cilindro para motores

Primeira unidade na América Latina vai atender indústria automotiva brasileira; projeto assessorado pela Investe SP visa gerar 70 novos empregos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Feliz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Feliz

PORTO FELIZ – A empresa japonesa TPR lançou na quarta-feira, 16, a pedra fundamental da fábrica de camisas de cilindro para motores que será construída em Porto Feliz. Com investimento de R$ 66 milhões, a obra da primeira unidade na América Latina está sendo atendida pela Investe SP, agência de promoção de investimentos e competitividade ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A chegada da TPR enriquece ainda mais o parque de fornecedores da indústria automotiva paulista. É a nacionalização de produtos importantes com geração de emprego de qualidade em uma cidade que não para de crescer. Temos certeza que a empresa terá muito sucesso em Porto Feliz”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

A infraestrutura da região de Sorocaba, inclusive, foi um dos fatores decisivos para que a empresa escolhesse Porto Feliz para se instalar. A ideia é atender não só as fábricas da Toyota, mas diversos fabricantes de automóveis em todo o Brasil. “Iremos produzir peças para motores automotivos com a missão de sempre aperfeiçoar nossos produtos com durabilidade e qualidade”, destaca o presidente da empresa no país, Itsubo Satoshi. “Acreditamos que será o primeiro passo de uma longa e próspera jornada a ser concebida junto a esta cidade.”

Segundo Satoshi, a TPR está trazendo para o Brasil uma tecnologia nova na produção de camisas para cilindros. Ele explica que a peça é porosa, dando aderência melhor ao bloco do motor. Na nova fábrica, a peça já sairá do forno com a porosidade necessária. Em plantas mais tradicionais, é preciso uma etapa a mais na produção para que isso aconteça. A linha da TPR, portanto, será mais ágil que a de outras empresas do mercado.

O terreno em que está sendo instalada a fábrica tem 30 mil metros quadrados, mas a construção da planta prevê cinco mil metros quadrados de área construída. Isso porque uma parte do terreno está sendo reservada para que uma possível expansão possa ser realizada no futuro. A produção na planta está prevista para começar em junho de 2015.

O prefeito de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira (PSD), ressaltou o orgulho por receber a fábrica em sua cidade. “A empresa visitou diversas cidades, mas conseguimos mostrar que Porto Feliz é a ‘bola da vez’ da região. Além de possuirmos diversos incentivos, temos uma equipe comprometida em apoiar tudo o que for necessário para a instalação da empresa”, diz.

Vieira também destacou a importância de diversas parcerias para o sucesso do projeto. “Essa conquista só foi possível por meio do apoio total da Investe SP, que contribui consideravelmente para o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas, além da Câmara de Porto Feliz e da Guerini Planejamentos, que viabilizou a área para a implantação da empresa”, finaliza o prefeito.

Sobre a TPR

A sigla TPR agrega os três principais pilares da empresa: tecnologia, paixão e relacionamento de confiança com os clientes. Nascida em Osaka, no Japão, produz componentes avançados para trens de força e motores que abastecem as indústrias de automotivos, máquinas e eletrônicos.

Hoje a empresa fatura US$ 1 bilhão por ano com fábricas em 10 países e uma história de mais de 75 anos no mercado mundial. No total, são mais de seis mil colaboradores empregados ao redor do mundo.

Sobre a Investe SP

A Investe SP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada de empresas que pretendem se instalar no estado ou expandir seus empreendimentos.

A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento de empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao governo estadual políticas que contribuam para melhorias na competitividade do estado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?