Esportes

Oscar poderia estar a caminho de Barcelona?

É difícil acreditar que já se passaram mais ou menos cinco anos desde que Oscar se juntou à Superliga Chinesa do Porto de Xangai por 67 milhões de libras esterlinas. Foi uma jogada que enviou ondas de choque ao redor do mundo do futebol, não apenas devido à enorme taxa envolvida, mas também porque o meia-atacante optou por uma mudança para a Ásia em vez de permanecer na Europa.

O jovem brasileiro estava aproveitando a vida no Chelsea, time da Premier League inglesa, jogando regularmente em uma das melhores divisões do mundo, fazendo mais de 200 partidas pelo time londrino e tendo duas medalhas da Premier League, um sucesso na Copa da Liga e um triunfo na Liga Europa para mostrar por ela.

Por fim, apesar do interesse de várias das maiores potências do continente, a perspectiva de receber cerca de 20 milhões de libras por ano na China, e o que isso significaria para ele e sua família, foi demais para Oscar recusar e ele partiu para Xangai em janeiro de 2017 e não olhou mais para trás desde então.

Embora seu raciocínio seja compreensível, ainda é uma grande pena ver um jovem talento como Oscar ter sua carreira ditada pelo dinheiro. Foi o fim de sua carreira internacional com a Seleção, e embora ele tenha sido ligado a uma mudança de volta para a Europa em inúmeras ocasiões, nada jamais evoluiu desses rumores.

Isto é, talvez até agora. Segundo relatos na Europa e no Brasil, o super clube espanhol Barcelona, que até agora tem lutado muito no Campeonato Espanhol nesta temporada e, posteriormente, está caindo em desgraça com o casa de aposta, entrou em contato com Oscar em uma tentativa chocante de atraí-lo de volta ao continente.

Seria certamente uma jogada arriscada do clube catalão, pois Oscar não jogou no mais alto nível nos últimos cinco anos, mas com seu compatriota e ex-companheiro de seleção, Phillipe Coutinho, mudando-se para o Aston Villa da Premier League – onde procurará rejuvenescer sua carreira sob a orientação do ex-capitão do Liverpool Steven Gerrard – pode haver uma lacuna no plantel para o jogador de 30 anos.

Curiosamente, Oscar e o já mencionado Coutinho compartilham o mesmo agente, Kia Joorabchian, e ele é o homem que se acredita estar por trás da possível mudança de Xangai para Barcelona – oferecendo os serviços de seu cliente para o time do Camp Nou, onde Oscar poderia se ligar com outro rosto familiar na forma do companheiro brasileiro Dani Alves.

Mas as atuais dificuldades financeiras de Barcelona podem ser um problema. Está bem documentado que o lado espanhol está esmagadoramente em dificuldades no momento, mas a mudança de 45 milhões de libras esterlinas para Ferran Torres talvez seja uma boa indicação de que eles estão começando a se recuperar, mesmo que Samuel Umtiti tenha tido que fazer um corte substancial no pagamento para permitir ao Barça registrar seu novo homem no La Liga.

Em mais boas notícias para Xavi, depois que restrições salariais mais rígidas foram impostas pela Super Liga Chinesa, Oscar não está mais com o salário gigantesco que já foi. Tendo aumentado seu salário para mais de £500.000 por semana em 2019, o brasileiro está agora com uma fração disso – ganhando mais £40.000 medíocres, talvez por isso ele esteja agora mais aberto a uma mudança de volta para a Europa. No entanto, mesmo isso ainda poderia esticar o orçamento do Barça.

Dito isto, temos certeza de que Xangai vai querer recuperar alguns dos £67 milhões que gastaram com o Oscar há cinco anos, e com o clube já se esforçando para que Torres se torne mais favorável novamente com locais como Betfair, não está claro quanto lhes resta em seu peito de guerra. No entanto, será certamente interessante ver como isto vai se espalhar durante as próximas semanas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?