Leondenis Vendramim

Bíblia, como entendê-la

Assim como Deus é Infinito, Seus saberes e Sua Palavra são infinitos. Estudo a Bíblia há 48 anos e posso afirmar, como Sócrates: Eu só sei que não sei. Se crermos em Cristo como nosso Salvador, vamos passar a eternidade estudando sobre os conhecimentos e sobre o amor de Deus, que são inesgotáveis, nunca O igualaremos. Deus o Criador de todas as coisas, no céu e na Terra, criou os anjos que cumprem as Suas ordens e obedecem à Sua voz. (Sl 103:20). Nós, seres humanos, somos também criaturas de Deus, porém feitos “menores do que os anjos”. (Sl. 8:5 e Heb. 2:7); se os anjos admiraram ao verem Cristo morrer na cruz, por nós, ingratos pecadores, como compreender Seu amor?

Não se pode estudar e entender a Bíblia como se fosse jornal. Embora a Santa Escritura possa ser entendida pelas pessoas mais simples, ela tem uma profundeza de conhecimento, que os mais sábios não atingirão. Como a Palavra de Deus foi inspirada pelo Espírito Santo (2 Ped. 1:21), deve-se, a Ele pedir que nos auxilie a assimilar e a praticar seus ensinos. Lembrem-se, leitores, os escritores abordam temas conforme as ideias e palavras de sua época aplicam primeiramente àquele povo, e então, poderão empregar para si mesmo, para seu tempo e lugar.

Se puder, é bom ter um dicionário, chave bíblica, mapa e comentário bíblico.

A Palavra de Deus é viva, eficaz e como uma espada penetra o íntimo, discernindo os pensamentos e as intenções do leitor. (Heb. 4:12) O objetivo divino é, que os estudantes, sejam corrigidos, instruídos em justiça, a fim de serem preparados para toda boa obra. (2 Tim. 3:16-17). Ou seja, o aprendiz necessita ser, progressivamente, melhor cidadão, melhor esposo(a), melhores pais e filhos, um exemplo para a sociedade. Precisa abandonar os vícios e atitudes maléficos à sua saúde ou que prejudique ao próximo. Esse desenvolvimento precisa ser contínuo; neste quesito não há estagnação. Não quero dizer que o cristão não tenha erros, contudo, precisa reconhecer buscar o perdão e reiniciar o caminho ascendente.

A própria Bíblia recomenda estudá-la, comparando um trecho com outro a fim de obter maiores esclarecimentos dos pontos mais difíceis (Is. 28:10 e 13). Há Bíblias que contém uma correspondência de versículos que tratam do mesmo tema. O Novo Testamento é um comentário do Antigo, as cartas paulinas são bons exemplos. O Mestre Jesus, o maior conhecedor do Velho Testamento, recomendou o estudo da Escritura, porque elas testemunham d’Ele e contém a vida eterna (João 5:39 e 6:68).

A obediência às Santas Escrituras faz do ser humano mais amoroso para com seus familiares, para os necessitados, e ter amor fraternal verdadeiro, pois essa obediência regenera e torna-o imitador do caráter de Cristo, pois ela é eternamente incorruptível. (1 Ped. 1:22-23) A Bíblia é a verdade, e tem o poder de Deus que liberta o homem dos vícios e da maldade. (João 17:17) O “cristão” que não melhora progressivamente a sua conduta moral e espiritual, não se sujeita à lei de Deus é Seu inimigo (Ro. 8:7), nega sua fé, não é justificado por Jesus (Ro. 2:13). Portanto, o cristão que maltrata a esposa, é irascível com seus filhos, áspero com os vizinhos não lê, ou se lê, não prática e assim torna inútil a leitura, o nome de cristão é vituperado. O cristão só é conhecido na sua intimidade, na sua família, no seu palavreado, no relacionamento pessoal e comercial.

O estudante da Bíblia não é perfeito, mas se aperfeiçoa dia a dia, como Paulo disse: Não que já tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas prossigo para alcançar o aperfeiçoamento a que fui chamado (Fil. 3:12-14). Pois somos criados por Jesus para as boas obras e andarmos por elas. (Ef. 2:10) Assim, o cristão pode ter maus desejos e pensamentos, porém cabe a ele dominá-los, pois se proceder bem será aceito por Deus, mas se proceder mau, o pecado o condenará. (Gen. 4:7) Deus testemunhou a respeito de Jó: “Este homem era íntegro e reto, temente a Deus e se desviava do mal”. (Jó1:1) Um bom exemplo para nós.

E porque as Santas Escrituras são a Palavra inspirada por Deus, não falha, suas profecias cumprem-se fidedignamente. (Is. 34:16) Felizes aqueles que leem, escutam e praticam os seus ensinos (Ap. 1:3), porque são como farol que ilumina o futuro a fim de que seus leitores e cumpridores sejam orientados para que sejam bons cidadãos, tenham o lar feliz. (2Pe. 1:19) É Jesus quem confirma que Suas palavras são fiéis e verdadeiras. (Ap. 21:5) Elas são completas e são como água fresca para o sedento do bem, motivo pelo qual Deus adverte que se alguém lhe acrescentar alguma coisa, Deus acrescentará sobre ele as pragas contidas nelas, ou delas tirar alguma coisa lhes tirará a vida eterna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?