Leondenis Vendramim

Capital intelectual e o quociente espiritual

19/06/2017

Capital intelectual e o quociente espiritual

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Cientistas ateus de diversas áreas não conseguem compreender como a abiogênese – um só elemento inorgânico podem produzir seres vivos e um universo tão bem organizado. De acordo com Einstein: ‘Concentre-se em conhecer, não em acreditar’. “Até mesmo porque tudo em física quântica é ainda, muito especulativo. Muito se supõe e pouco se sabe”. Os cientistas são humanos sujeitos a estabelecer erros.

Há três correntes de ideias quanto ao surgimento do Universo e sua ordenação. Os evolucionistas que defendem que tudo e todos os seres viventes surgiram por acaso de uma única célula e esta da ordenação casual de átomos, que por milênios se juntaram numa admirável e casual harmonia tão complexa e perfeita originando a vida. Os criacionistas que creem que há um Deus Criador todo-poderoso, sapientíssimo, amante do belo, do bem, e do bom que criou todas as coisas, visíveis e invisíveis, animadas e inanimadas. A terceira classe são aqueles que procuram harmonizar as duas anteriores dizendo que há um Designer Inteligente que colocou os átomos numa ordenação tal que surgiram as coisas inanimadas e os seres com vida. Agora, mais recentemente, como vimos no artigo sobre o quociente espiritual, que os neuroquímicos acham que existe, no cérebro humano, um “Ponto de Deus” responsável pelos insights. Devemos deixar muito claro que todas as correntes de pensamento sobre a origem do Universo, do nosso planeta e de nós mesmos são teorias e não ciência, todas elas necessitam de muita fé para aceitarmos qualquer que seja. Cada um, inclusive você leitor, deve escolher no que crer, no Deus Criador, que o criou e por isso o ama, ou, que você é obra do acaso, um descendente de macaco e não deve respeito e obediência a nenhum Deus. Você decide.

Segundo vários teólogos ciência e Bíblia têm a mesma e única fonte que é Deus, logo não poderia haver divergência entre uma e outra. Bíblia significa livros, donde nos vem a palavra biblioteca. Foi escrita não por vontade de homens, mas orientados pelo Espírito Santo (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:21). Cerca de 40 homens de culturas diferentes, desde Moisés por volta de 1500 a.C. até João (100 d.C.) escreveram de modo coerente entre eles, de modo que um confirma o dito dos demais. Ela existe com suas assertivas históricas e predições proféticas, desafiando até hoje, os mais acérrimos críticos ateístas ou não, propaladores sem prova contundente contrária. A ciência, resultante de pesquisas humanas de alguns cientistas, muitas vezes contradita a Palavra de Deus, mas não pode servir de base tão segura. Enquanto os escritores bíblicos asseguram: “assim diz o Senhor”, “disse Deus”, “palavra do Senhor”, os cientistas dizem: “teoria do buraco negro”, “teoria da relatividade”, “teoria evolucionista”. Como Einstein diz: “muito se supõe e pouco se sabe”; Stephen Hawking: “são apenas teorias”. Não se despreze a ciência, pois as descobertas científicas e invenções são, na realidade, conhecimentos que podem produzir mais saúde e longevidade, soluções de vários problemas da humanidade, melhor conservação do meio ambiente… A ciência jamais resolverá a história da criação, o problema do pecado e suas consequências e da morte, mesmo a questão moral, só Deus pode transformar o homem.

O quociente espiritual é o que mais enriquece e capacita os trabalhadores porque terão consciência de que estão trabalhando como representantes do Criador, a Ele devem a dedicação ao trabalho, o préstimo, o esmero de coração gradecidos, não por coação; ao mesmo tempo que patrões que seguem a Escritura pagam com justiça e equidade aos seus empregados (Cl 3:22- 4:1). Assim, é Deus quem coloca na consciência dos homens, através da Sua Palavra o “ponto de Deus”. O homem natural é propenso ao mal, nada de moral existe anatomicamente nele, o seu cérebro produz aquilo que ele envia pelos órgãos do sentido e tais recepções são más a menos que busque perseverantemente de Deus as coisas boas. As pesquisas demonstraram um formato diferente no cérebro, o “ponto de Deus”, do cristão quando em oração. Portanto se quiser ser bom profissional busque ajuda de Deus.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?