Leondenis Vendramim

Ideologia do gênero – 13

12/01/2018

Ideologia do gênero – 13

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Diante dos fatos de que os estudos científicos se contrapõem à Ideologia do Gênero, que o relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo causa transtornos mentais e emocionais, que há uma inumerável lista de doenças físicas decorrentes disso, de ser uma ousada e aberta desobediência às ordens de Deus, e ser uma influência da filosofia da religião pagã hindu, qual deve ser o proceder dos cristãos para com os da LGBTQ?

A reação de algumas pessoas “morais” foi assustadora na ocasião da exposição do Queermuseu em Porto Alegre, e também quando a filósofa Judith Butler, convidada pela USP, para palestrar no seminário no SESC-SP, no dia 7/11/17. Cristão é aquele que pratica os mesmos ensinos de Jesus Cristo e Ele nos ensinou amar o próximo, mais do que isso, “… amai vossos inimigos e fazei bem aqueles que vos odeiam”. Certo é que a maioria daqueles que perseguem, agridem e matam os homossexuais não é cristã. Mas nos causa estupefação, o só ouvirmos, que um travesti foi atingido com lâmpada fluorescente devido à sua escolha de vida. A ILGA (International Lesbica, Gay Association) conta que o Brasil é o país campeão em assassinatos de pessoas da LGBTQ, com 347 mortes em 2016, com aumento de 18% no ano, equivale a um morto a cada 25 horas. Se for nesse crescente como sugerem as pesquisas, este ano deve ter número muito maior e pior, sabe-se que o total é subestimado, pois nem todos os casos são registrados como homofobia. São seres humanos com sentimento, embora não estejamos de acordo com sua filosofia de vida.

Deus dá a todos o direito do livre arbítrio. Ele instrui no caminho que devemos seguir (Is. 30:21), cabe-nos guardar-nos dos caminhos tortuosos (Sl 17:4). Cada qual terá a consequência de suas escolhas. Salomão escreveu: “Alegra-te jovem… recreie o teu coração… anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam os teus olhos, sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (Ecl. 11:9) Deus nos orienta, dá Suas leis a fim de sermos felizes, éticos e saudáveis, mas somos livres para escolher. Entretanto as consequências não são escolhidas, elas são “de acordo com suas obras”. (Mt.16:27).

A todos devemos respeitar assim como gostamos de ter a consideração de todos. A ninguém devemos atirar pedras, como Jesus disse “quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. (João 8:7). Deus não nos colocou como juízes, muito menos como algozes daqueles que ao nosso alvitre são errados e até mereçam a morte (fundamentalismo e extremismo não são partes da filosofia cristã). A Bíblia também nos ensina que todos somos pecadores, homossexuais ou heterossexuais, cristãos ou não (Ro 3:23). Não pensemos que a vidraça da vizinha está empoeirada, pode ser que as lentes do nosso óculo estejam sujas. Cristo disse que veio para salvar o que se havia perdido (Mt. 18:11). Nós, pela nossa maldade (mentiras, calúnias, más intenções…) somos comparados por Isaias como doentes cobertos de feridas purulentas, da cabeça à planta dos pés (Is 1:5-6), nada merecemos, contudo Ele nos amou a ponto de morrer na cruz por nós, depois de ser humilhado (Is 53:5-7) para nos salvar. Disse Jesus: assim como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros (João 13:34). Foi repulsiva a notícia do jornal “Agora”, que o homem matou sua ex-mulher, na rua. Ele se tornou um assassino, em represália, a população o linchou. Um assassinato cruel teve como consequência outro assassinato crudelíssimo. É certo que entre os linchadores estavam outros transgressores cruéis, que aos olhos divinos mereçam punição semelhante. Deus não nos trata como merecemos. Precisamos aprender a ser misericordiosos, assim ensina a oração do Pai Nosso: “perdoa-nos as nossas dívidas assim com perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6:12). Gays e lésbicas são humanos, criaturas do mesmo Deus e a lei divina é que os amemos assim como Ele nos amou.

Podemos ver neles um tipo de vida que não aceitamos, nem sabemos porque assumiram ser homossexuais, mas não podemos agir com agressividade selvagem, tornando-nos culpados diante de Deus e dos homens. Que Jesus nos dê sabedoria para sermos filhos de Deus!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?