Leondenis Vendramim

Influência e subdivisão do catolicismo

A política, a corrupção e a apostasia deturparam o catolicismo e motivou a Reforma e a contínua natividade de igrejas pretendendo restaurar o cristianismo aos ensinos de Cristo.

Você já deve ter ouvido sobre a expectativa para ver a fumaça assinalando que os cardeais e o clero tenham concluído a eleição e façam o pronunciamento “Habemus Papa”. Nem sempre foi assim.

Desde o assassinato do Papa João VIII, houve um período em que doze papas eram eleitos pelos políticos de poderosas famílias como a dos Teofilactos, regiam sob sua orientação e duravam pouco tempo no pontificado, eram depostos ou assassinados, foi Sérgio, membro da família Teofilacto se autointitulou conde de Túsculo, cônsul e senador, teve duas filhas chamadas Marózia e Teodora, tão libertinas e gananciosas quanto o pai, e sua mulher Teodora, Maior: Marózia casou-se com o cônsul romano e senhor feudal Alberico de Spoleto, mas nas horas vagas era amante do Papa, e dele teve um filho, o futuro papa João XI. (Ver site da Wikipédia). Nomeado Bispo de Cerveteri em 897, mandou estrangular o Papa Cristóvão e foi nomeado Papa Sérgio III.

Lamberto de Spoleto, imperador do Sacro Império Romano, eleito pelo Papa Formoso, era adversário do Papa Sérgio III e o obrigou a ceder o trono papal a João IX, um monge beneditino, em 14 de dezembro de 872, porém, João IX foi envenenado e morto a marteladas por um parente seu, no mesmo mês de 882.

O filho de Marózia, o Papa João XI, foi encarcerado a mando da própria mãe e deposto por Alberico II de Spoleto, que fez com que seu filho ocupasse o trono papal com o nome de João XII, cujo feito histórico foi nomear Oto como Imperador do Sacro Império Romano. Spoleto foi o responsável pela eleição dos quatro próximos papas. 22

O rei francês Filipe IV, impôs ao papa Bonifácio VIII, a canonização de seu avô Luís XIV, morto em 1270, como S. Luís, uma canonização, no mínimo duvidosa, obteve a promessa do Papa que seu irmão Carlos de Valois seria o rei a substituí-lo e também a concessão dos dízimos a ele por três anos.

Filipe IV manobrou o Conclave de modo tal a conseguir a eleição de Bertrand de Got ao pontificado com o nome de Clemente V e transferiu a sede papal para Avinhão, na França sob sua supervisão. Os italianos chamaram o fato “Cativeiro de Babilônia. (Do Imaginário à S. Inquisição, p. 29)

Em 1392 foi eleito papa Alexandre VI vil e satisfazia suas paixões carnais, foi pai de seis filhos ilegítimos, entre os quais, César, politiqueiro, apoiado por seu pai, foi um assassino desumano, sua irmã Lucrécia, uma meretriz de luxo e assassina.

O papa promoveu, no Vaticano, verdadeiro bacanal com prostitutas nuas, de quatro, a pegar com a boca castanhas e levá-las aos pretendentes presentes. O papa Júlio II, seu sucessor, também foi um devasso e amante de esculturas. Leão X (1513-1521), ganancioso auferia renda de mais de 1 milhão de dólares só com a venda de cargos eclesiásticos. A venda de indulgências espoliava o povo.

Assim estava a Igreja nas vésperas da Reforma religiosa. Das pregações de Wycliffe, Huss, João Wesley, Lutero, Calvino, Pedro Valdo e outros reformadores surgiram Igrejas separadas como a dos Valdenses, os Metodistas, Luterana, Presbiteriana, Congregacionalista, Batista… Não era essa a intenção dos reformadores, apenas acabar com os abusos e apostasias da Igreja e voltar a crer em Cristo como único Salvador, cuja salvação se consegue somente pela fé e só a Bíblia inspirada por Deus “sola fide, sola Escritura”.

Há duas igrejas luteranas: Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a I. Evangélica Luterana do Brasil. A Igreja Presbiteriana baseia suas doutrinas no ensino calvinista da predestinação, ou seja, Deus já predestinou alguns para a salvação e outros para o fogo eterno, mas ninguém sabe o seu destino.

Há pelo menos vinte e cinco igrejas calvinistas. Os batistas mantêm em sua doutrina a Bíblia como única regra de fé, a salvação pela fé, o batismo por imersão, simbolizando o novo nascimento do crente.

A I. Metodista fundado por Wesley, dividiu-se em: I. M. Unida aceita o batismo de crianças; I.M. Livre batiza só por imersão; I.M. do Brasil batiza por aspersão e a I.M. Wesleyana que é pentecostal.

Todas as igrejas oriundas da Reforma têm como crença central Jesus como um ser divino tornado humano, habitou com os homens (João 1:1,14) e morreu na cruz para a salvação de todos os que nele crêem (João 3:16), assim a salvação é unicamente pela fé no sangue de Jesus. Creem no Deus trino, na Bíblia como inspiração e autoridade de Deus (2 Pe. 1:20-21).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?