EsportesNotícias

Menino de 10 anos usa futebol para tratar diabetes e recebe título de melhor jogador da Copa Rocha Netto

30/11/2015

Menino de 10 anos usa futebol para tratar diabetes e recebe título de melhor jogador da Copa Rocha Netto

José Vitor de Souza foi diagnosticado com diabetes tipo 1 há quatro anos, e começou a praticar esportes após recomendação médica
O jovem atleta José Vitor de Souza foi eleito o melhor jogador da Copa Rocha Netto 2015 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio das Pedras)

RIO DAS PEDRAS – As equipes Sub-11 e 17 da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) se sagraram vice-campeãs da edição deste ano da Copa Rocha Netto, cuja final ocorreu no último dia 15, no campo da Associação Educando pelo Esporte. O torneio de futebol de base também coroou a dedicação e a força de vontade de três atletas da Semel, entre eles, o jovem José Vitor de Souza, eleito o melhor jogador da competição.

Aos 10 anos, o riopedrense balançou a rede quatro vezes durante a Copa Rocha Netto. No entanto, para chegar onde chegou, o menino, conhecido como Zezinho, precisou superar um adversário dia a dia fora de campo: o diabetes. “Mesmo com todos os problemas que enfrenta, o Zezinho nunca desiste”, conta o professor da Semel Wainer Inácio. “É um jovem muito determinado, que luta para alcançar seus objetivos.”

A família de José Vitor descobriu a doença do garoto em 2011, quando o jovem atleta começou a se sentir muito cansado. Dormia longos períodos e bebia muita água. Preocupada, a mãe Geralda Abreu de Souza levou Zezinho até a Santa Casa de Piracicaba, acompanhada do marido. Lá, eles foram informados que a dosagem de glicose do menino estava nos 500, o que significava que ele tinha diabetes tipo 1.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, em casos como esse, a insulina do pâncreas é insuficiente, porque as células sofrem uma desnutrição autoimune. Por causa disso, quem tem diabetes tipo 1 precisa tomar injeções diárias de insulina, bem como medicamentos para manter o nível normal de glicose no sangue. Além disso, o médico de Zezinho recomendou que ele começasse a praticar atividades físicas.

O médico disse que, de preferência, o garoto deveria escolher algum esporte, já que isso faz com que a dosagem de glicose no sangue diminua. Um mês depois, Zezinho ingressou no projeto de futebol de base da Semel, do qual participa ativamente há três anos e meio. Segundo Geralda, o filho, que adora botar a camisa 10 e tem afinidade com a bola, melhorou muito depois que começou a jogar futebol regularmente.

“Eu sempre preparo a mochila dele com alimentos diet para ele comer antes, no intervalo e depois dos treinos, e principalmente dos jogos”, conta. “Eu me preocupo muito com o bem-estar dele, mas sei que ele está sendo bem assistido na Semel.” O menino, por sua vez, disse que, desde criança, sempre gostou de jogar futebol com os amigos do bairro. “Não tem nada que me dê mais alegria do que isso”, afirma.

Zezinho já até traçou os objetivos que quer alcançar nos próximos anos. “Quero jogar na categoria de base e no time principal do Santos, é o meu grande sonho”, revela. “Depois, quero ser jogador do Real Madrid”, continua o garoto, cujos maiores ídolos são o atacante Neymar, ex-jogador do Santos, atualmente no Barcelona, e o meia-atacante colombiano James Rodrigues, recém-contratado pelo Real Madrid.

Além de José Vitor de Souza, o projeto da Secretaria Municipal de Esportes de Rio das Pedras conta com jovens talentos de todas as faixas etárias. Atualmente, a pasta trabalha com equipes nas categorias Sub-9, 11, 13, 15 e 17. “Mais do que revelar futuros jogadores, o grande objetivo da Semel é continuar formando grandes cidadãos riopedrenses”, se orgulha o professor Wainer Inácio.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?