Mombuca

Nascendo e crescendo com saúde bucal

As dentistas Neusa Beltrame e Daniele de Oliveira falam sobre os cuidados com a Saúde Bucal da gestação ao nascimento do bebê.
O Governo Municipal de Mombuca conta com o Serviço de Saúde e a Equipe de Saúde Bucal que desenvolvem um projeto educativo que visa orientar as mães durante o período de gestação sobre os cuidados com a higiene bucal e quais os procedimentos corretos para garantir a saúde dos dentes do bebê desde o nascimento.
Jornal O Semanário Regional – Qual é o objetivo do projeto e como ele é desenvolvido?
Dentistas – O objetivo do trabalho é orientar, acompanhar e humanizar o atendimento às gestantes, buscando fazer da gestação pré e pós parto um período consciente para a gestante e de cuidados com o recém nascido. São realizadas reuniões e palestras sócio educativas com vídeos, troca de experiências e explicações importantes sobre a Saúde Bucal da mãe e do bebê.
O Semanário – A gestante pode ir ao dentista?
Dentistas – Sim, em toda fase da gestação a mulher pode ser atendida pelo dentista, porém entre o 4º e 6º mês são os períodos mais indicados, pois nesta fase se concentra o período de maior estabilidade do bebê. Já nos primeiros três meses de gestação se dão as fases mais delicadas, com índice de aborto espontâneo em torno de 20%, por isso deve-se evitar o uso de medicamentos entre o 1º e o 3º mês.
O Semanário – Quando os dentes dos bebês começam a se formar?
Dentistas – Os “dentes de leite” começam a se formar a partir da 6ª semana de gestação e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intra-uterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação como uso de medicamentos, injeções, carências nutricionais, entre outros podem causar problemas na formação dos dentes ainda na barriga da mãe. O ideal, é que a mulher possa agendar uma consulta com o dentista, antes de programar a gravidez.
O Semanário – A gravidez afeta a saúde dos dentes da mulher?
Dentistas – Não, e o dito popular “a cada gravidez se perde um dente” não é verdade. O aumento do número de cáries nas gestantes pode ser atribuído a deficiência ou ausência de higienização bucal durante a gestação. As alterações hormonais que ocorrem na gravidez só aumentam a sensibilidade dos sinais de uma inflamação que já existia na gengiva. Portanto, se no começo da gravidez a gengiva estiver sadia e a limpeza dos dentes for mantida adequada, a gestante não terá problemas com a sua saúde bucal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?