Leondenis Vendramim

O melhor livro de ética – 4

14/07/2017

O melhor livro de ética – 4

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | O povo judeu escravizado por quatrocentos anos pelos egípcios esqueceu sua cultura, perdeu sua dignidade, assimilou o regime alimentar, a língua, a religião e os deuses dos escravocratas, acomodou-se ao seu regime, tornou-se ignorante e paupérrimo (Ex. 1-2; 5:6-23). Como seria possível um povo tal tornar-se sadio, longevo, rico, culto, superior a todos inclusive aos egípcios em todos os sentidos? O livro de Deuteronômio explica: Deus orientou aos judeus com leis sanitárias e de saúde, com a lei dos dez mandamentos (artigo anterior – ver Lv 11, Dt 4:5-8; 28:1-14; Ex. 20:1-18…). “É Deus quem abençoa, enriquece e dá poder (Dt 18:8). Deus usou Moisés e Arão, seu irmão como instrumentos para tratar com faraó sobre sua emancipação. Moisés foi também o educador mor dos israelitas. Moisés, educado para substituir faraó no reinado; conhecia as artes marciais e todas as ciências, era músico, poeta (escreveu parte de Gênesis e o livro de Jó em versos, além de ser líder era um profeta e recebia as instruções diretamente de Deus (Ex. 3:14-15; 4:12; 33:11). O deserto foi a escola desse numeroso povo (mais ou menos 2 milhões de pessoas – Ex. 12:37-38; Dt. 4:7). Não foi fácil a tarefa de Moisés amainar os ânimos, alimentar e dessedentar o povo ansioso pelo cumprimento das promessas de uma terra fértil e liberdade num deserto hostil; lembrando ainda que esse povo rude, ignorante e sem identidade devia ser educado para ser uma nação culta, exemplo moral para as demais nações. Foi nesse contexto que Moisés os transformou em povo especial de Deus, santo (Ex. 19:6). Como foi possível? A descendência de Abrão, estava a caminho de Canaã em cumprimento da promessa divina (Gn. 12:1-2; 15:12-16). O próprio Jesus era o seu Guardião, Provedor, Legislador e Educador por meio de Moisés.

A base da educação dos israelitas era o Torah, a Lei de Deus. Aqui a lei era entendida pelos cinco primeiros livros bíblicos (Gn. Ex. Lv. Nm. Dt.) mais Salmos, Provérbios e livros dos demais profetas. Eram livros respeitados como normas da verdade, dignitários na educação, deviam ser constantes na lembrança dos aprendizes (ensinados ao levantar, estar nas paredes, nas portas, em todos os lugares visíveis (Dt 6:6-9; Ne. 8:5-6). Eram a base do ensino de Jesus e dos seus discípulos, cuja leitura era por eles incentivada (João 5:39, 2Pe.3:2,19-21). O Torah é para os judeus a Lei de Deus e aos seus ensinos devem-se respeito e obediência. Esses livros eram o fundamento da educação e da ética. As matérias como já mencionamos eram: a língua, Música, Religião, Moral, Cálculos. A primeira escola era o lar e a mãe a primeira professora, mas havia várias escolas dos profetas. Os profetas Samuel, Elias, Eliseu foram alguns fundadores e educadores dessas escolas. Nelas os alunos estudavam, aprendiam profissões e também trabalhavam (2 Re 6:5), os músicos eram muitos e famosos em todo o mundo (1 Cro. 15:16-24; Sl 137:2). Os discentes eram, segundo a escritora Ellen G. White, educados para desenvolver suas faculdades físicas, mentais e espirituais e adestrados para serem jovens pensantes, não refletores dos pensamentos dos mestres. Eram encaminhados às pesquisas de campo à expandir sua mente (ver Educação, p. 17). Era um ensino voltado ao preparo para a vida sem desprezar a memorização (tinham em mente grandes porções do Torah), era contudo um preparo para a prática do cotidiano. Eram levados a desenvolver o raciocínio lógico no campo de pesquisa e a discernir a verdade do erro. As instruções eram ilustradas pela natureza e textos tirados de exemplos morais.

Por outro lado, os alunos eram mantidos sob regras firmes e tinham respeito e afeição pelos professores e autoridades (1 Sa. 3:1-21; 1Re 19:19-21, 2Re 2:15-18, 6:1-70. Houve e há muitos judeus famosos que se destacaram no mundo: Moisés, Joseph, Jeremias; Daniel, Jesus, Davi, Salomão, Paulo, Albert Einstein. Sigmund Freud, Stan Lee, Chaim A. Weizmann, J. Kepler, Golda Meyer… que revolucionaram o Mundo com seus conhecimentos e ou comportamento ético.

Enquanto os judeus seguiram as orientações divinas foram um povo próspero, livre, culto, líder mundial. Não seríamos motivados a voltar para as orientações educacionais do nosso Deus?

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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