Leondenis Vendramim

O melhor livro de ética

23/06/2017

O melhor livro de ética

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Muitos filósofos escreveram sobre ética e moral, quase todos eles se debruçaram sobre tão importante tema. Aristóteles é tido como o sintetizador da ética. Ética é a mola impulsionadora da paz, felicidade, harmonia e sucesso na família, na empresa e em toda sociedade. É ferramenta utilíssima para o bom relacionamento, e onde quer que o homem esteja em sociedade precisa dela. A Bíblia, com sua linguagem simples, é o melhor manual para a classe mais popular, ou entre as mais elitizadas, com suas declarações tão profundas. Ela abarca todas as ciências, mas é por excelência uma enciclopédia amplíssima sobre comportamento moral.

O alicerce da ética é o amor e as Sagradas Escrituras dizem que Deus é amor. Ele criou a natureza com amor: flores, frutos, pássaros, crianças, pôr-do-sol, céu estrelado, luar, tudo fala que Deus é amor. Quando na Terra, Jesus curou enfermos, ressuscitou mortos, multiplicou pães aos famintos, falou benignamente, deu esperança, ensinou a ética baseada no amor. Ele falava e fazia do que Lhe era próprio. O Senhor do Universo criou no homem um anseio para voltarmo-nos para Ele, criou nele a capacidade de amar. Amor não é obrigação é sentimento espontâneo, é vida. Quem ama, guarda os Seus mandamentos (João 14:15) e neles terão felicidades (Pv 8:32) e alegria (Sl 23:1-2), serão como mel (Sl 119:103), sabedoria (Sl 19:7). A lei de Deus era a base da ética dos israelitas e ainda é entre nós. Os mandamentos de Deus não se restringem aos 10 mandamentos embora possa ser resumido em amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a si mesmo, ou num só: Amai a Deus sobre tudo. Quem ama não ofende, não mente, não mata, não adultera, não cobiça o que é de outrem, não tem outros deuses, não desonra, não come e não bebe o que lhe faça mal, não se veste e não se porta indecentemente, não maltrata animais nem destrói o meio ambiente, enfim age com amor, pensa com amor, fala com amor. Quem tem o “ponto de Deus”, o Quociente Espiritual, é gentil, não grita, não se irrita, não critica, é amável, primeiro com os familiares, depois com os vizinhos, amigos, e com os inimigos. Ética não é teoria, é prática! É vida em abundância, é Cristo no viver diário! Menos que isto é antiético, é pecado (1 João 3:4) é deixar de ser cristão.

Segundo o relato bíblico, o homem se alienou de Deus ao transgredir Seus mandamentos e conscientizou-se do mal: viu que estava sem as vestes de luz, teve medo de Deus, culpou a esposa pelo seu erro, foi alijado do Éden, viu a morte das folhas e o fratricídio, a degeneração da sua descendência e morreu (Gn 3 a 5). Ao separar-se de Deus, distanciou-se do amor e consequentemente da obediência aos reclamos divinos. Por isto diminuiu a longevidade, deslustrou-se o caráter do homem e desgastou-se o bom relacionamento tornando a humanidade “de mal para pior” (Jr. 7:26, 2 Tm. 3:13). Como Deus ama o pecador – somos Suas criaturas – continua a nos ensinar o caminho de volta para Ele, para o Amor, por isso nos deu esse Manual de Ética, a Palavra de Deus. Nele diz: “Volta para o Senhor teu Deus” (Os 14:1); “não temas, Eu te remi… visto que és precioso e honrado aos meus olhos…” (Is 43:1-4), “Deus amou o Mundo de tal maneira que deu Seu Filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). A volta para Deus, para o amor e para a felicidade é de graça porque Cristo morreu para pagar o preço das nossas transgressões, porém, doravante devemos seguir obediente aos Seus mandamentos para que “não peque(mos) mais” (João 8:11) e seja(mos) éticos.

Jesus tornou-Se humano para ser nosso exemplo de obediência à lei de Deus (João 15:10). – caso contrário teria de morrer por Seus pecados – e nos mostrar que também podemos guardar Sua lei.

Sobejamente as Escrituras Sagradas nos ensinam que Jesus nos resgatou de graça, não temos com que pagar nossas transgressões, a não ser pela morte (Tg 1:15; Ro 3:23), mas pelo Seu sofrimento e morte, temos vida (Is 53; Ro 5:5-10). Agora, devemos por amor ao Salvador, obedecer a todos os Seus estatutos e leis, ou seja, observarmos a ética como cristãos assemelhando a Jesus (João 13:15). (Ou não?)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?