Leondenis Vendramim

O que fazer com seu inimigo?

Coisa terrível é ter inimigo! É tão terrível que até o Diabo é chamado de Inimigo. Inimigo é alguém contrário, um adversário. O inimigo leva à enfermidade e pode ser funesto, fere moral e letalmente.

Arrumam inimigos por questões banais, por considera-los antipáticos ou por imaginar que não “vai com a minha cara”. Criticam nos outros, aquilo que se reflete de seu próprio caráter. Eis o motivo de imaginá-los tão antipáticos e conseguir inimigos gratuitos. A maior causa da antipatia que alguém sente pelos outros, está dentro dele mesmo. Pode ser que nem saibam de sua aversão.

Todos os homens são imperfeitos, todos erram. Maldito o homem que confia no homem (Jer 17:5). Não confies em príncipes nem nos filhos dos homens (Sl. 146:3). Eis um bom motivo pelo qual não se devem defender os políticos, mas sim a política; assim fazendo eliminar-se-á um grande motivo para granjear inimigos.

Muslá-Al- Din Saadi, pensador persa do século 13 ensina: Rompe com o amigo que frequenta seus inimigos; e eu contraponho: e você não terá mais nenhum amigo, pois você será intolerável. Alguém disse, não frequentarei mais aquela igreja porque são hipócritas.

É bom lembrar esse alguém que será um hipócrita a menos. Só o justo pode falar mal de alguém, mas o justo não fala mal de ninguém, dizia o professor de Teologia Jerônimo Garcia.

Por natureza o homem não aceita críticas, é muito orgulhoso e autossuficiente para admitir os erros, a ponto de granjear inimigos. Numa firma em que trabalhei meu chefe disse-me: “Você não aceita repreensões, está sempre se desculpando. Tem uma evasiva constante”.

Saí daquela firma com essa lição oportuna. Dois anos depois voltei a trabalhar nessa mesma empresa, onde fiquei 15 anos, até aposentar-me. Bom é aprender com as “burradas e cabeçadas” dos outros, portanto ao ser advertido aceite e corrija seus defeitos e você será vitorioso. Platão já dizia: Uma vida não questionada não merece ser vivida. Você também tem defeitos.

O casamento escancara as diferenças do casal, um ao outro. A virtude está em harmonizá-las e complementarem-se. Não se conseguindo essa harmonia, não raro, chega-se à inimizade. As mulheres como os homens têm suas qualidades e defeitos. Temperamentos antagônicos apimentam as relações (Martha Medeiros). Procure e comente as virtudes e não os defeitos. É uma solução para muitos entraves familiares.

Não são poucas às vezes em que somos nosso próprio inimigo. A Escritora Mirian M. Grudtner, já citada em artigo anterior, contou sobre Floyd Patterson, bicampeão mundial de box e contra o racismo americano. Ele era muito cordial, até com os pugilistas derrotados por ele. Para ele, uma derrota era humilhante, insuportável.

Quando perdeu para Sonny Liston, por nocaute, em dois minutos e seis segundos, usou bigode e barba postiços, vestiu-se como velho, mancando e com bengala, no hotel de Madrid registrou-se com nome falso, comia sopa, que detestava tudo para ficar no anonimato.

Anos depois explicou Patterson: ‘A gente precisa entender o que leva um homem a fazer coisas assim. Mas creio que dentro de mim, dentro de cada ser humano, há uma fraqueza que se revela melhor quando a gente está sozinho. E eu consegui entender parte dos motivos que me levam a fazer o que faço, e não posso vencer aquele sujeito – eu mesmo – porque sou um covarde.

Você tem fraquezas? Algo mais forte do que você mesmo, que o leva à prática do mal? Outra personalidade dentro de você? Você não está só! Há uma multidão assim. Parafraseio Paulo, exemplo de santidade e cristianismo: Tenho prazer na lei de Deus, mas dentro de mim há outra força contrária guerreando contra a lei da minha mente, e o bem que quero fazer não faço, mas faço o mal que não quero fazer. Miserável homem que eu sou quem me livrará do corpo desta morte?

Felizmente ele não termina aí. Ele diz: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que com a mente sou escravo da Lei de Deus, mas, com a carne sou escravo da lei do pecado.” Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. (Ro. 7:21-25 e 8:37). Vença com o Senhor Jesus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?