Mombuca

Projeto de intervenções urbanas e artísticas

.

A psicóloga do CRAS Vila Nova, Suelen Moraes, iniciou os trabalhos de intervenção urbana e artística em Mombuca. O projeto, que de início se destina aos adolescentes do grupo Ação Jovem, surgiu com o intuito de ajudar os adolescentes a questionar e transformar a vida cotidiana através da arte.

“Nota-se que vivemos um momento onde se faz necessário criar um novo tipo de relação com a rua e consequentemente com o bairro, a cidade e a sociedade. Uma relação onde os espaços públicos possam ser via de acesso a conhecimento, arte e informação, afinal, não são todos que dispõe de meios de acesso, seja através de TV, internet, visitas a museus e assim acabam ficando segregados; sem informação e cultura. Assim, no projeto os adolescentes são instigados a olhar para o espaço urbano como um espaço cheio de potencialidade para transmitir uma ideia, fazer uma crítica e compartilhar uma informação. Ocorre também que a partir desse olhar mais atento e crítico para os espaços, os adolescentes estão se deparando com os problemas existentes, que merecem atenção mas que de alguma forma passavam desapercebidos, e é muito valoroso que cada vez mais eles se conscientizem desses problemas. É só através da consciência dos problemas que podemos desenvolver estratégias para, se não acabar com eles, minimizá-los, como tem acontecido com os questionamentos que os adolescentes tem feito sobre o vandalismo. Eles identificam algo que chama a atenção e vamos juntos buscar compreender aquele fenômeno. Os adolescentes tem uma grande capacidade de pensar nesses problemas com criatividade quando são estimulados e o foco desse projeto é também viabilizar esse caminho entre Problema social e Participação social ativa. Isso incentiva que eles sejam mais atuantes na sociedade! O projeto ainda está na fase inicial, mas já tem levantado fortes reflexões e belos trabalhos”, explica Suelen Moraes, psicóloga do CRAS.

Os interessados em fazer parte da Ação Jovem do bairro Vila Nova, devem fazer contato no CRAS, pelo telefone 19 3488-1192.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?