DestaquesMombuca

TC-SP emite parecer desfavorável às contas da Prefeitura em 2015

Esse é o segundo mandato de Maria Ruth como prefeita da cidade (Foto: Arquivo/O Semanário)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP), na 32ª sessão ordinária do seu Tribunal Pleno, realizada no dia 17 de outubro, rejeitou o recurso (pedido de reexame) e decidiu por unanimidade emitir parecer desfavorável à aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Mombuca, referente ao exercício financeiro do ano de 2015.

Dentre as várias irregularidades citadas destaca-se o elevado déficit financeiro – gasto maior que a arrecadação – de aproximadamente R$ 1.700.000,00, o que correspondeu, segundo demonstrativo do TC-SP, a 43,17 dias de arrecadação do município para aquele ano de 2015. Ainda conforme apurado, os índices de elevado gasto não reportam a uma necessária e efetiva melhoria na qualidade da prestação dos serviços públicos.

O desequilíbrio fiscal é uma prática expressamente vedada pelo artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora, o processo será remetido à Câmara Municipal, que detém a competência de julgamento.

O parecer do Tribunal só pode ser derrubado por dois terços dos votos da Câmara, ou seja, seis vereadores. Caso o Legislativo acompanhe o TC-SP, o processo deverá ser remetido ao Ministério Público para as ações competentes, ficando a prefeita de Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira, sujeita a incorrer em inelegibilidade – não poder sair candidata – por oito anos, de acordo com a lei da ficha limpa.

Os dados completos sobre o processo podem ser consultados no site do Tribunal de Contas do Estado (www.tce.sp.gov.br), Menus: Serviços / Pesquisa processual. Processo TC-2203/026/15

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RELATÓRIO E VOTOS DAS CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?