EsportesOpinião

Técnico ganha jogo, sim!

19/02/2016

Técnico ganha jogo, sim!

ARTIGO | Qualquer profissional é avaliado por seus resultados. Esforços, tentativas e dedicação são meios para se atingir objetivos. Ninguém é valorizado por se esforçar muito. O que vale é cumprir metas após, invariavelmente, ter-se uma boa dose de esforço. O técnico Marcelo Oliveira conquistou três títulos nacionais nos últimos três anos: Brasileirão em 2013 e 2014 pelo Cruzeiro e a Copa do Brasil no ano passado pelo Palmeiras. Isso não pode ser acaso ou sorte.
É claro que para o torcedor palmeirense hoje não importa o que o seu treinador fez no passado. Por mais que a conquista da Copa do Brasil ainda esteja viva no coração de todos. 2016 começou e o Verdão não apresenta nenhuma evolução. A base foi mantida, bons jogadores contratados e não há melhora na maneira de o time atuar.
Uma equipe amadurece, incrementa seu repertório de jogadas e variações táticas com o passar do tempo. Porém, no Palmeiras o que se vê é uma clara falta de identidade. Quais são os princípios de jogo de Marcelo Oliveira? Pressão na saída de bola do adversário? Agressividade ofensiva? Rápida transição da defesa para o ataque?
O time do Palmeiras não tem uma personalidade definida. E isso é culpa do técnico. Marcelo Oliveira já conhece o elenco a ponto de ver quais comportamentos táticos devem ser treinados visando extrair o melhor de cada jogador. E hoje a equipe palestrina é mal treinada. Conquistas passadas trouxeram Marcelo ao Palmeiras. Mas a bagunça tática presente pode tirá-lo.

* * *
Ganso é titular incontestável do São Paulo. Não há nenhum meia no elenco melhor do que ele. Apenas isso atende as expectativas criadas em torno dele há seis anos, quando surgiu brilhantemente no Santos ao lado de Neymar? Para mim, não. Eu esperava mais.
Em 2010, para muitos, Ganso tinha mais potencial do que Neymar. Tanto que para a Copa do Mundo da África do Sul, apenas ele apareceu na lista de suplentes do técnico Dunga. Neymar não.
Hoje, Neymar é o terceiro melhor jogador do mundo. E Ganso “apenas” titular do São Paulo. Que fique bem claro, não estou desmerecendo a camisa tricolor. Porém, eu esperava muito mais dele. Que gigante clube europeu fez proposta a Ganso? Quantas partidas pela seleção brasileira ele disputou nos últimos quatro anos? Felipão deu chance a ele? E Dunga? Ganso poderia ter sido mais do que é. E não sei se dá tempo de recuperar…

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?