Leondenis Vendramim

As obras revelam o caráter do autor 2

11/11/2016

As obras revelam o caráter do autor 2

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | A utilidade dos vegetais é inestimável, nenhum ser vivo terrestre sobrevive sem ele. Deus criou os vegetais e todas as coisas antes de fazer o homem. O verdor produz paz e descanso. O salmista reconhecia que Deus o conduzia aos verdes pastos para o seu repouso (Sl 23:2). Os vegetais são autótrofos, produzem a ceiva que é o seu próprio alimento, dos animais e também do homem. Ao comer a alface, repolho e outras folhas cruas e sem tempero, flores (rosas, couve-flor… e frutas) e até galhos tenros como a uva japonesa, percebe-se o sabor adocicado. A vegetação transforma o gás carbono em oxigênio para a nossa respiração, refrigera e controla o clima e atrai mais chuva. Além de comestíveis, e embelezamento, as rosas exalam um aroma delicioso e o contemplá-las por alguns minutos servem como calmante – o chá de rosas é usado no tratamento de insônia, ansiedade, estresse e hiperatividade, é amenizadora de tensão nervosa. As flores multicoloridas como amor-perfeito, orquídeas, rosas, margaridas, lírios e outras embelezam e nos permitem um cenário extasiante de cores e perfumes. O Criador colocou entre os vegetais os remédios para a cura dos homens: abacateiro, jurubeba, cidreira, catuaba, amora, boldo… Neles as aves encontram abrigo onde procriar, a sombra serve para os animais refestelarem-se, e os peixes encontram nos rios que nascem ou correm por entre as árvores, a sua refeição. Quanta sabedoria divina para manter a cadeia alimentar! Como Deus ama suas criaturas (Sl 104:11-18)!
Deus também criou os animais como arrimo para o homem. Como são úteis as abelhas, borboletas e pássaros na polinização, produção de mel, cera, geleia. Como nos encanta ouvir o pintassilgo, o sabiá, o canário, a rolinha… Não precisamos falar da beleza dos pavões, faisões, do saí sete cores… São inestimáveis as galináceas, os ovinos, bovinos, os equinos. O elefante com sua força auxilia os homens no transporte. Cá entre nós, como os cachorros nos ajudam! Servem de guia aos cegos, de policiais, com seu faro encontram pessoas sob os escombros de terremotos, alguns até fazem compras, outros prestam socorro aos doentes e infartados. Não obstante, se nada disto fizerem, só o seu companheirismo, a sua amizade tão leal nos bastaria. Poderíamos falar dos gatos, bichos-da-seda, urubus, e outros, mas o espaço não nos permite. E ainda há quem maltrate os animais! “O justo atenta para a vida dos animais, mas o coração dos perversos é cruel” (Pv 12:10)
O salmista diz: “Fazes com que o homem tenha domínio sobre as obras de Suas mãos, tudo puseste sob seus pés, ovelhas e bois, os animais do campo, as aves e os peixes do mar e tudo o que passa pelas veredas dos mares” (Sl 8:6-7).
Que dizer da criação dos céus, as estrelas coloridas, resplandecentes, algumas muito maiores que o sol, e fornalhas muito mais ardentes, junto com a lua e outros planetas pontilham o manto celeste formando um cenário mavioso. Que diremos do nascer e do pôr-do-sol com seu amarelo alaranjado, com o globo solar vermelho-sangue? Não é poético? Depois de um dia ensolarado de calmaria cáustica, como é benfazejo o entardecer! Nesse espetáculo os raios ultravioletas, tão necessários à vida, são impedidos de nos atingir, pois causam cânceres de pele. Por isso a recomendação para não tomar sol noutros horários. Não foi falha do Criador, pois Ele colocou uma camada de ozônio para nos proteger, mas as a poluição do ar fez enormes buracos nessa camada e ficamos vulneráveis aos efeitos dos raios UV. Poderíamos falar também do vento, das águas, da chuva dos gases, mas fica para outra ocasião.
Creio termos uns lampejos por meio da criação sobre quem é Deus, do que Ele gosta quais são Seus sentimentos. A criação revela um Criador real com sabedoria, poder e previsão, que ama o que é belo, agradável e harmonioso. Portanto Ele nos ama prezados leitores! E deseja nosso bem estar, saúde, paz, alegria, um viver harmonioso com os animais e com o meio ambiente. Como é bom saber disso!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?