Leondenis Vendramim

Bíblia sem preconceito 51

leondenis vendramim colunista
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Que seria de um país sem lei? Clubes sociais têm normas. Sua casa, leitor(a) tem regras. Até num grupo social de rua, e mesmo na Cracolândia existe lei.

A Bíblia é um livro normativo, inspirado divinamente, seria inconcebível uma igreja anômica e um Deus em cujo reino inexista lei. A lei de Deus é de origem divina, espiritual (Ro7:12), escrita pelo dedo de Deus (Ex 31:18), (eterna (Sl 111:7-8), é a revelação do caráter de Deus, portanto ela é santa, justa e boa (Ro 7:14).

A lei de Deus é um escudo, um muro protetor para todos os seres, determina os direitos e deveres de todos, vegetais, animais e humanos. “Ai dos que destroem a terra, diz o profeta Isaias”.

A lei divina mostra o que é imoral, e indica Cristo como remédio, é um aio a Cristo, o Salvador (Gal 3:24). Assim, a prática dos dez mandamentos, não salva a ninguém, antes condena, a fim de que o condenado vá a Cristo que lhe dirá: “Eu também não te condeno, vá e não peque mais” (Jo 8:11); é Ele quem salva.

Alguns, erroneamente, argumentam que os dez mandamentos, dados a Moisés (1525-1405 a.C.) foi escrita por ele copiando do código do rei Hamurabi (1728-1686 a.C.). Esses críticos se esquecem de que Adão pecou ainda no jardim do Éden, e se pecou é porque a lei já existia (1 João 3:4), antes de Hamurabi.

Abraão (1950-1785 a. C.) um século antes de Hamurabi) foi escolhido por Deus porque educaria a família para que fosse guardadora e propagadora da lei e da justiça de Deus (Gn 18:19).

A lei de Deus é a verdade (Sl 119:142), qualquer alteração, deixa de ser, por isso Jesus diz que não veio para abolir, ou modificar, um só til da lei, mas veio para cumpri-la… (Mt 5:17-20). Seria absurdo o próprio Deus, que a escreveu nas pedras, modificá-la, ou, extingui-la. Dr. Albert Barnes (1782-1951), teólogo presbiteriano afirmou: “As leis morais não podem ser mudadas, tais como o dever de amar a Deus e Suas criaturas… (assim) são os dez mandamentos, e estes, nosso Senhor nunca aboliu nem substituiu” (Comentário Sobre Mat 5:18).

Charles Spurgeon (1834-1891) um dos maiores teólogos batista escreveu: “Jesus não veio para mudar a lei, mas para explicá-la… não veio alterá-la, porque … voluntariamente Se entregou para sofrer a sua penalidade, se bem que nunca houvesse quebrado, sofrendo a penalidade por nós… fazendo-Se maldição por nós…levando sobre Si os nossos pecados e expiando-os… Perpetuity of the Law of God, 4-7. O grande teólogo metodista John Wesley: (Os) dez mandamentos…, ele não aboliu… cada parte dessa lei precisa vigorar para toda a humanidade e em todos os tempos, sem depender tempo, lugar ou outra circunstância sujeita à mudança, mas da natureza de Deus, da do homem e da imutável relação mútua.” Sermões, V. 1, 221-222.

S. Paulo na carta aos Romanos diz que os ouvintes, conhecedores, mas não praticantes, não são justificados, apenas os guardadores da lei o são (Ro 2:12-13). Não se anula a lei porque pensa ser salvo pela fé, pelo contrário, confirma a lei (3:31) Tiago apoia o pensar paulino (Tg 2:14-26).

Os que se inclinam para a carne são inimigos de Deus porque não se sujeitam à lei de Deus e não podem agradá-Lo (8:7-8). Salomão já dizia: “O que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável” (Pv 28:9). O resumo de tudo, inclusive da religião, e o dever de todos é: “Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos”, pois Deus trará a juízo toda obra, mesmo as escondidas, boas ou más (Ecl 12:13-14).

A lei é una, assim, guardar nove e transgredir um, torna-se culpado dos dez (Tg 2:10-11). Embora a obediência à lei não salve, ela será a norma pela qual os humanos serão julgados, estarão entre os inimigos de Deus e ouvirão Jesus lhes dizer: “não vos conheço” (Mt 7:23-27).

O cristão que diz conhecer e amar a Jesus, e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso (1 Jo 2:24), pois o Mestre diz: “Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é que Me ama”. (João 14:21). “Bem-aventurados aqueles que trilham caminho reto e andam na lei do Senhor” (Sl 119:1).

Felizes aqueles que tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite, serão como árvore plantada junto ao ribeiro, dá seus frutos na estação própria e cujas folhas não caem (Sl 1:1-3). Nem todos os que se dizem cristãos estarão salvos no paraíso. John Wesley, fundador do metodismo disse: “Aos que não conhecem prega a Cristo, mas aos que conhecem prega a lei”.

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim, professor de Filosofia, Ética e História. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?